Se a cerveja ficar subcarbonatada, você pode ter colocado pouco açúcar ou estar fazendo a carbonatação em temperatura muito baixa, o que diminui a solubilidade do CO2, assim como a atividade das leveduras. Nesse caso, a pedida é fazer o procedimento em temperatura ambiente, acima de 20 graus, e esperar um pouco mais.
Como se deseja que o gás seja solubilizado na cerveja, deve-se agitar o Fermentador de Cerveja Izzibeer Advanced vigorosamente rolando-o para frente e para trás (aprox 45 graus) até que cesse o borbulhamento. Este procedimento acelerará muito o processo.
Na carbonatação forçada, o volume desejado de CO2 é inserido diretamente e artificialmente na cerveja. Para isso são necessários barris de inox, cilindros de CO2 alimentar, válvulas e reguladores de pressão. Este é um método mais complexo e, portanto não é muito recomendado para iniciantes.
A carbonatação é responsável por conservar a qualidade da bebida e proporcionar uma quantidade específica de gás carbônico na cerveja – ou ainda, dióxido de carbono ou CO2. Parte desse gás já é formado na fermentação, por causa das leveduras que metabolizam os açúcares do mosto.
Uma cerveja que não faz espuma pode estar com problema de carbonatação, prazo de validade vencido ou contaminação. Além disso, por evitar que a cerveja entre em contato com o ar, a espuma ajuda a manter o líquido gelado por mais tempo e desacelera o processo de oxidação da bebida.
É a carbonatação que faz as cervejas serem gaseificadas, mantendo o efeito organoléptico, isto é, quando as características da bebida podem ser percebidas pelos sentidos humanos. O brilho, a cor, o aroma, o sabor e a textura da cerveja se devem à presença do gás carbônico.
O processo do tanque fermentador de cerveja permite escolher a temperatura de fermentação dentro da faixa de atividade da levedura escolhida, podendo escolher uma temperatura mais alta quando é necessária a formação de álcool superior, ou mais baixa, quando se exige menos álcool.
Basta conectar a Válvula de Alívio no terminal ball-lock de entrada de gás localizada na tampa. Se a pressão interna no seu Izzibeer for maior que a ajustada, ele purgará o CO2, sempre mantendo a pressão interna constante e fixa no valor ajustado.
Aplicando a regra geral. Em uma conversão rápida temos: Multiplicando o volume de CO2 por 1,96, tem-se a quantidade aproximada em g/L. Usando a faixa em amarelo como exemplo temos: 0,894 x 1,96 = 1,75g/L, ou seja em uma cerveja com 0,89 volume de CO2 teremos aproximadamente 1,75g/L.
Como a carbonatação da cerveja acontece? A carbonatação é um processo químico, causado pela dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Quando o CO2 borbulha no líquido, forma o ácido carbônico (H2CO3). Ao se decompor, recupera o gás carbônico e a água.
Esta forma de preparo é uma receita muito utilizada por diversos iniciantes na fabricação de cerveja. Ela foi testada e aprovada por diversas pessoas, portanto é uma forma mais garantida de começar.
Ressaltamos que é muito importante seguir as temperaturas e os tempos de cada parte do processo. Isso vai garantir o sucesso da sua primeira cerveja. Você pode divulgar este método em outros sites, porém pedimos que sempre indique a origem dela. A lista de equipamentos pode ser vista na página EQUIPAMENTOS deste site. Moer os 5kg de malte .
Outra opção é colocar um Airlock. As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando. O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC. Este tempo de fermentação normalmente é de 6 dias.