Porque a biotransformação é um processo importante?

Pergunta de Ema Íris Carvalho Neves Soares em 27-05-2022
(27 votos)

A função da biotransformação tem, portanto, como funções: transformar a molécula lipofílica em hidrofílica para facilitar sua eliminação renal (se o fármaco chegar ao rim na forma lipofílica, ele será reabsorvido para o sangue); finalizar as ações terapêuticas da droga no organismo (por meio da eliminação da pró-droga, ...

Qual a forma mais importante de metabolização de drogas?

I. Conjugação com ácido glicurônico: É a principal envolvida no metabolismo de drogas e forma os glicuronídeos que é a maior fração de metabólitos de muitos fármacos que contém um grupamento fenol, álcool ou carboxil.


Quais os objetivos da biotransformação de fármacos no organismo?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Quais as reações de biotransformação?

As reações de biotransformação de fase II, também chamadas de reações de conjugação, incluem glicuronidação, sulfonação (mais conhecida como sulfatação), acetilação, metilação, conjugação com glutationa e conjugação com aminoácidos.

Qual a importância das reações de Glicuronidação durante a biotransformação dos fármacos?

A glicuronidação também é importante na eliminação de esteroides endógenos, bilirrubina, ácidos biliares e vitaminas lipossolúveis. A maior solubilidade na agua de um glicuronídeo conjugado promove sua eliminação na urina ou na bile.

Farmacologia: Biotransformação


43 curiosidades que você vai gostar

O que é Glicuronidação?

A glicuronidação, a conversão de compostos químicos em glicuronídeos, é um método que os organismos usam para auxiliar na excreção de substâncias que não podem ser utilizadas como uma fonte de energia.

O que é Bioativação Farmacologia?

Fármacos e toxinas

A biotransformação é nesse caso uma fase da excreção. ... Quando esse processo resulta em drogas ou toxinas menos ativos e menos tóxicos é também chamado de desintoxicação, porém algumas vezes o produto se torna mais tóxico e ativo e o processo é chamado de bioativação.

Quais fatores podem interferir na biotransformação?

A biotransformação ocorre principalmente no fígado, nos rins, nos pulmões e no tecido nervoso. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.

O que é a biotransformação?

Biotransformação. A biotransformação é a etapa em que a medicação é transformada em um composto aquoso. A biotransformação é uma fase importante para garantir a excreção dos resíduos da medicação, que acontece no fígado.



Outras questões

Qual é o sinônimo de ministrada?

Quem é a reencarnação da Sakura?

O que o vendedor faz?

Pode tomar cálcio por conta própria?

Quem é nossa senhora desatadora dos nós?

Qual o episódio que o Dean fica com medo de tudo?

O que sao imobilizados na contabilidade?

Qual o sinônimo da palavra Ostentas?

O que significa crerei?

Onde o futebol surgiu e qual a explicação do seu nome?

Onde é o acento de simpatia?

O que é almoxarifado em uma obra?

O que são bens imobilizados?

Qual é a importância dos rios da Bacia Amazônica?

O que faz um equalizador?

Como calcular depósito recursal recurso de revista?

Ousadia quantos por cento de álcool?

Qual o valor do abono do filho?

Para que serve a nimesulida comprimido?

O que são áreas artísticas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com