Relacionado à Educação, Durkheim a considera um fato social. Porque o indivíduo não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Essa deve educar os seus membros para aprenderem as regras necessárias à organização da vida social.
O pensamento de Émile Durkheim sobre a educação
Durkheim percebia a educação como “algo eminentemente social” (DURKHEIM, 2013, p. 10). Para o autor, a sociedade tem um ideal de humano e o alimenta, e é por meio desse ideal que a educação segue e cria as condições para a existência das crianças.
Função Social
É definida como a contribuição que um acontecimento ou fenômeno oferece ao sistema, no caso, a sociedade. Nos primeiros estudos sociológicos, Émile Durkheim comparou a função social a um organismo vivo. Cada órgão faz parte de um sistema que precisa se manter para garantir o funcionamento do corpo.
Durkheim defende que o melhor método para se explicar a função do “fato social” na sociedade, seria através da observação, de maneira semelhante ao adotado pelos cientistas naturais, levando-se em conta, entretanto, que o objeto do estudo dentro da Sociologia tem peculiaridades próprias, distintas dos fenômenos ...
A definição de Estado em Durkheim é relativamente simples, embora rica em conseqüências. Órgão da justiça social, organizador da vida social, defensor das liberdades individuais e promotor da justiça social. Em sua atividade prática, o Estado mantém relações com a organização social, mas ultrapassa-a.
20 curiosidades que você vai gostar
Durkheim coloca que os sistemas educativos ao se desenvolverem sempre dependeram seja da religião, da organização política, do desenvolvimento das ciências, do estado da indústria. O descolamento destes sistemas das causas históricas seria torná-los incompreensíveis.
Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).
A Educação é, segundo Weber, o instrumento que propicia ao homem a preparação necessária para o exercício de atividades funcionais adequadas às exigência das mudanças ocasionadas pela racionalização que o homem irá se deparar socialmente.
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe.
Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.
Durkheim criticou a perspectiva comteana pela sua generalização do termo “sociedade”, proposto como objeto de estudo para as ciências sociais, que deveriam utilizar como método a observação dos fatos sociais.
Segundo o autor, os fatos sociais são aqueles que atenderiam a três características simultâneas: a coercitividade, a exterioridade e a generalidade. ... Por tanto, a educação é um tipo de fato social, a medida em que, definem normais e regras de comportamento.
Os fatos sociais são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas, por meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influenciando as suas ações de alguma maneira. Não pare agora...
Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS. Para Durkheim, "é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe à observação". Nem a existência da natureza humana nem o sentido de progresso no tempo, como admitia Comte por exemplo, fazia sentido, segundo Durkheim, dentro do método sociológico.
Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da sociologia clássica.
Durkheim acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva, ou seja, o conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós. Portanto, os fenômenos individuais podem ser explicados a partir da coletividade.
Nisso, Weber discorda do método de Durkheim, que visa buscar fatos sociais que se repetem em todas as sociedades e são invariáveis. Para Weber, as ações individuais é que forneciam o material necessário para chegar-se a um estudo válido.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
A educação marxista foi pensada no sentido da formação do homem omnilateral, nos três aspectos: mental, físico e técnico, com a inseparabilidade da educação da política, e da articulação entre o tempo livre e o tempo do trabalho.
Quem vai educá-los? A resposta de Marx é múltipla. Ele não concebe a educação como puramente instrucional. Os processos revolucionários são educadores, são destruidores da antiga ordem, mas também podem acabar abrindo espaço para a restauração, como foi o caso da Revolução Francesa.
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
No setor da política, o objetivo principal das teorias marxistas é promover a queda total do capitalismo por meio de um Estado socialista forte e opressor contra a burguesia.
As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o ...
As teorias críticas de Marx sobre sociedade, economia e política, entendidas coletivamente como marxismo, sustentam que as sociedades humanas se desenvolvem através da luta de classes.
Em “Quem educa quem”, o autor e professor de História, Irineu Xavier Cotrim, analisa a educação de forma ampla e objetiva, falando do papel da escola, da família, da igreja e da sociedade como um todo.
Quais são as cidades do sertão nordestino?
O que é um questionário de due diligence?
Qual a função da ureia pro gado?
Quem tá com gastrite pode tomar café com leite?
Como é chamado o cabo de rede?
Qual é o significado do nome Dudu?
Qual o nome do plano gratuito do Google para professores?
Como diminuir o lag do Genshin impact?
Porque o número elevado a 0 e 1?
Como achar uma planilha no Google?
Qual é a fortuna do Luciano Hang?
Qual é o algarismo na ordem das dezenas?
É possível ter o coração do lado direito?
O que é avaliação diagnóstica?
O que é um algoritmo de roteamento?