A celebração das divindades por meio de provas físicas expressava as concepções politeístas dos gregos. Eles consideravam os deuses semelhantes aos homens em virtudes e defeitos, sujeitos às mesmas paixões e impulsos, embora dotados de imortalidade e de força, velocidade e beleza superiores.
Desde sua criação, há mais de 2.700 a.C, os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para se ter uma ideia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”.
Gregos viam o esporte como uma parte essencial da boa educação, uma via para estabelecer o status social e a proeminência individual, um indicador de masculinidade, um terapêutico meio de canalizar a agressividade, uma preparação para os conflitos e um meio apropriado para honrar os deuses e heróis nos festivais (KYLE, ...
Dolichos, corrida entre 7 e 24 estádios. Luta, na qual era permitido quebrar até os dedos do adversário. Pentatlo, composto por lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância, as corridas de estádio e luta. Pugilato, luta que terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou desistia.
Derivada de festivais realizados em homenagem ao deus grego Zeus, ocorriam desde 776 a.C. e eram inspirados na lenda de que Hércules, figura mitológica, plantou uma oliveira como forma de comemorar o sucesso de um de seus doze trabalhos, a mesma de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.
23 curiosidades que você vai gostar
Os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Jogos da Antiguidade celebravam a paz num mundo de guerras. Os Jogos Olímpicos, no formato que conhecemos, foram disputados pela primeira vez em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia.
O pentatlo era a prova nobre dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e reunia, pela ordem, corrida (um stadion), lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta. As quatro primeiras provas eram classificatórias e chegavam à luta apenas os dois finalistas.
Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres. (ANDRONICS e col. , 2004).
Algumas atividades são compreendidas em: corridas a pé e de biga, pentatlo ou péntatlhon (modalidade semelhante ao atletismo), saltos e lançamentos, lutas corporais, entre outras. Vaso de figuras vermelhas encontrada no Museu Britânico. Data de criação: Entre -490/-480 a.C.
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses.
O culto ao corpo era uma das principais características dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, onde o aspecto físico do homem era glorificado e exaltado. ... A idéia era que o ideal olímpico da "superação da força do corpo humano" ficaria mais puro se os atletas estivessem totalmente nus durante as competições.
Eles consideravam os deuses semelhantes aos homens em virtudes e defeitos, sujeitos às mesmas paixões e impulsos, embora dotados de imortalidade e de força, velocidade e beleza superiores. Assim, desejar um corpo belo, forte e rápido era um meio de se aproximar dos deuses e, com isso, da perfeição.
Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010).
A origem de tais jogos ocorreu na cidade de Olímpia, uma das cidades-estado da Grécia Antiga (ou Hélade), por volta do século VIII a.C.
As primeiras atividades eram realizadas com o objetivo de sobrevivência e só posteriormente ganharam características de esporte. Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais.
Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.
Nos Jogos Olímpicos o prêmio era uma coroa de ramos de oliveira, que representava a imortalidade conquistada pelo atleta.
Na Grécia, a prática da natação ganhou grande importância, uma vez que ela proporcionava o desenvolvimento harmonioso do corpo, algo bastante valorizado pela sociedade grega. O filósofo Platão, por exemplo, afirmava que os indivíduos que não haviam aprendido a nadar não poderiam ser considerados educados.
O termo grego mais próximo para beleza ou belo é Kalón: significa aquilo que agrada, que suscita admiração, que atrai o olhar.
O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. ... Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.
Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso. Nessa postura de pensamento a igreja passou a emitir padrões durante o ato sexual, para que houvesse controle da população, e para que todos passassem a ter uma noção de pecado quanto ao ato sexual fosse praticado de forma desvairada.
Na pré-história, nossos antepassados, moradores das cavernas, preocupavam-se apenas em sobreviver, sendo o corpo a arma de melhor embate, tanto na busca por comida (a caça) quanto para lhes possibilitar mais um dia de vida, ao obter forças suficientes para correr dos incontáveis predadores.
Todavia, é sabido que os jogos esportivos no período clássico da antiga Grécia eram de fato realizados em Olímpia como forma de homenagem a Zeus, ou seja, a história realmente comprova que ocorriam tanto os jogos esportivos quanto os rituais religiosos a eles associados nessa cidade.
Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” se converteu na primeira disputa oficial. A prova consistia em uma corrida de aproximadamente 192 metros. Em 776 a.C., foi vencida por Coroebus, que, assim, imortalizou seu nome como o primeiro campeão olímpico da história.
Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?
O que fazer para parecer triste?
O que foi o Segundo Reinado brasileiro?
São representantes dos cnidários?
Qual parte do avião fica a primeira classe?
Como os romanos se converteram ao cristianismo?
Quem está amamentando pode comer carne de porco?
Como pagar um boleto em protesto?
Qual o melhor combustível do mundo?
Quando o flagrante preparado é legal?
Como colocar recursos no Project?
O que usar Após ácido no rosto?
Como gerar a individualização do FGTS?