Resposta: Fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.
O fenômeno da fluorescência Fluorescência é a emissão de luz a partir de um estado excitado singleto, no qual o elétron excitado não muda a orientação de spin, continuando desemparelhado.
Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz em baixas temperaturas. Nos dois processos, ocorre absorção de energia e sua reemissão em forma de luz visível. ... Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível.
A emissão de luz nesse processo é chamada de fluorescência quando ocorre rapidamente (nanosegundos) ou, de fosforescência, quando ocorre lentamente (milissegundos até horas). Ao contrário dos materiais fluorescentes, um material fosforescente continua a emitir luz mesmo depois de a excitação ter sido interrompida.
A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.
Usos da luz negra Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra.
A emissão de luz nesse processo é chamada de fluorescência quando ocorre rapidamente (nanosegundos) ou, de fosforescência, quando ocorre lentamente (milissegundos até horas). Ao contrário dos materiais fluorescentes, um material fosforescente continua a emitir luz mesmo depois de a excitação ter sido interrompida.
A explicação teórica da fluorescência pressupõe que o fóton, quantum de energia eletromagnética (luz), ao ser absorvido pela molécula de uma substância, excita seus elétrons, fazendo-os saltar para níveis energéticos superiores. A molécula assim ativada transforma o excesso de energia em movimento, chocando-se com as moléculas vizinhas.
Existem dois tipos de instrumentos de fluorescência: dispersivos e não dispersivos. Um instrumento dispersivo compõe-se de uma fonte de luz, um atomizador, um analisador, um detector, um processador de sinal e um dispositivo de leitura.
Na fluorescência todo o processo ocorre em tempo inferior a 0,00001 segundos. É o mesmo que fosforescência, só que com um processo rápido. A diferença relativamente à fosforescência, é que, geralmente, a fluorescência dura apenas enquanto houver estímulo.
A fonte ideal para a fluorescência atômica é o laser, mas a fonte mais comum é a lâmpada de descarga sem eletrodo. Um instrumento não dispersivo é composto por uma fonte de luz, um atomizador e um detector.
Quanto custa uma franquia nutrimais?
Como utilizar a função e no Excel?
Qual o significado de Dizendo?
Qual a quantidade de água e de óleo na fritadeira?
O que significa a dupla fenda?
Qual é o substantivo de florzinha?
O que significa essa palavra eficácia?
Como funciona a fita para a indicação do valor de pH?
O que significa o nome thayslane?
O que é a função range no Python?
Como se escreve a palavra saci Pererê?
O que significa a palavra extensiva?
Quando o capitalismo se consolida?
Como tirar print de tela no notebook Positivo?
O que é um tetraedro de silício?
Como o termo labirinto poderia ser usado em sentido figurado de exemplo?