A proporção de água para arroz é fundamental para que a receita dê certo: se tiver muita água, o grão cozinha demais e fica empapado; se colocar pouca água, ele não cozinha adequadamente e corre muito mais risco de queimar. Por isso, atenção: duas partes de água para uma de arroz!
Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
Quando o arroz fica duro, o que fazer? Será que tem conserto? Tem sim, o que você precisa fazer é adicionar um pouquinho mais de água (½ xícara) e voltar ao fogo baixo. Deixe terminar de cozinhar por cerca de 5 minutos e pronto!
O jeito tradicional de preparar arroz é na panela normal. Parece um processo simples, mas para isso você precisa conhecer o truque: manter a panela fechada durante o cozimento. A dica é só retirar a tampa quando o arroz já estiver cozido, mas ainda com um pouquinho de água.
Muito Óleo: Caso tenha colocado óleo ou azeite demais no arroz, cozinhe ele com um folhas de alface e assim elas vão sugar todo o óleo.
Vamos lá, não é o fim do mundo: Existe um jeito muito simples para desempapar o arroz. Primeiro, desligue o fogo e transfira o arroz da panela quente para um recipiente frio, ele precisa parar de cozinhar antes que a consistência fique irremediável!
No entanto, isso não é verdade. É possível reaquecer o arroz, mas as pessoas devem tomar precauções para garantir que seja seguro comer. O arroz é mais problemático do que outros alimentos que sobram, pois pode conter bactérias chamadas Bacillus cereus, que sobrevivem a alguns processos de cozimento.
Não mexa mais.
Cozinhe o arroz com a panela fechada e retire a tampa apenas para secar, ou seja, quando o arroz já estiver macio, mas restar ainda alguma água entre os grãos.
O arroz cozido pode ficar entre quatro e seis dias na geladeira e até seis meses no freezer. Faça arroz frito. Aqueça uma frigideira com óleo e doure o alho, as cebolas e o gengibre até eles ficarem translúcidos. Em seguida, adicione legumes como cenouras e ervilhas. Caso queira, acrescente, também, uma colher de shoyu.
Passo 4. Adicione a água já quente sempre a dobrar face à quantidade do arroz. Por exemplo: Dois copos de água para um copo de arroz. Passo 5. Tape o tacho e deixe ferver durante dez minutos, mas aconselhamos que vá vendo e provando. Desligue o lume antes do arroz ficar totalmente cozido, pois o calor do vapor termina a cozedura.
Se a quantidade de arroz for muito grande, faça isso aos poucos e vá transferindo o arroz que já foi solto para um terceiro recipiente.
Na hora que você for comprar o seu arroz, é importante prestar atenção nos grãos: evite comprar o pacote com muitos grãos quebrados, já que, na hora do cozimento, eles irão desmanchar e deixar o arroz “empapado”. Para um arroz soltinho, invista no arroz parboilizado, já que o arroz branco tem mais tendência a grudar.
Como fazer a retomada da tese na conclusão?
Como ver as músicas que mais escutei no Spotify?
Como se lê temperatura em graus Celsius?
Como montar uma revista digital no canva?
Como saber o que eu gosto de trabalhar?
Como instalar um interruptor com duas fases?
Como saber com quem vou casar simpatia?
Quais são as características da pesquisa bibliográfica?
Como saber se um produto venceu?
O que é radiação ionizante exemplos?
Como desenhar planta de implantação?
Como saber qual CST e O correto de usar?
Como Descobrir as características do meu filho?
Como saber com quem a pessoa conversa no WhatsApp Android?
Como saber se alguém apagou seu número no WhatsApp?
Como falar que vai dormir fora?