Esse fenômeno se aproxima do país nessa estação e traz uma massa de ar que impede a umidade de avançar, não favorecendo a formação de nuvens - ao contrário, mantém os dias ensolarados e secos, com ventos frios. Já a Região Norte é mais úmida no inverno por estar sob influência da zona de convergência intertropical.
Para especialistas, há pelo menos três fatores que podem ser associados à alta intensidade das chuvas recentes na Bahia: La Niña, depressão subtropical e aquecimento global.
O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.
Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão - com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.
O “verão nordestino” seria o período mais seco e o inverno o período mais chuvoso. De maneira geral e mais abrangente, os meses com mais chuva nas principais capitais nordestinas são os do primeiro semestre do ano, em especial entre março e julho.
40 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o levantamento que tem como base os dados do Cemaden, o Pará abriga a cidade onde mais choveu em 2020. Já o semiárido da Bahia foi a região em que houve a menor incidência. Enquanto no Pará o índice anual de precipitação de chuva chegou a 3.868 mm, na Bahia o total não passou de 365,8 mm.
Nos os estados do Nordeste, a baixa temporada começa assim que acaba o Carnaval e se estende até o fim de novembro. Nessa época, os preços dos pacotes de viagem podem ser até 40% mais baratos do que na alta temporada. O segundo semestre é o melhor período para quem quer aproveitar o clima e pagar menos.
As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul.
O principal fator foi desmatamento excessivo que deu fim à vegetação em torno das nascentes dos rios. Isso mesmo: sem as árvores, secam o rio e a fonte de onde vem a água. Sem a proteção do verde, o solo frágil e arenoso não resiste e a região torna-se árida. Com isso, o clima muda: há menos chuvas.
Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.
O inverno no Nordeste é marcado pela pequena queda nas temperaturas, que dá início a temporada de chuvas, trazendo alguns dias um pouco mais amenos. A temperatura pode variar de acordo com cada estado. Porém, a média da região é entre 22ºC e 28ºC.
Mas as cidades mais geladas ficam na Bahia, mais precisamente na Chapada Diamantina. Piatã e Morro do Chapéu ficam acima dos 1 mil metros de altitude e são muito procuradas pelo clima agradável e pelas trilhas de exploração em suas áreas de serra.
O Brasil registrou, nos últimos dias, as menores temperaturas já registradas. No entanto, no Nordeste os números estão longe dos mais baixos da história. Em Alagoas, a temperatura mais baixa registrada até hoje aconteceu em Arapiraca no dia 17 de julho de 2017, quando os termômetros atingiram a temperatura de 15,1 Cº.
Existem vários fatores que interferem na ocorrência das chuvas no Brasil, tais como a umidade da Amazônia, as massas de ar e as anomalias cíclicas climáticas. ... Mas podemos elencar alguns fatores que podem explicar as causas das chuvas no país.
Com o aumento da temperatura, o ar se torna mais quente, a evaporação aumenta e as chuvas e as secas se tornam mais intensas. "Isso causa mais chuvas, em lugares com muita umidade, e mais seca em lugares em que já há pouca água", disse.
Formação da chuva
A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.
Fome e miséria: as principais consequências da seca
Outra consequência é desemprego, que nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.
1877 - 1879: seca que atingiu todo o Nordeste, mas especialmente o Ceará, e causou a morte de 500 mil pessoas. O fenômeno também gerou uma grande migração: 120 mil nordestinos fugiram para a Amazônia e 68 mil partiram para outros estados brasileiros.
A seca é o resultado de um déficit de chuva num determinado local por um longo período de tempo. Esta falta de chuva pode causar uma grave deterioração da fauna ao redor, além de danificar o habitat e reduzir o abastecimento de água a animais e humanos.
As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.
Soluções utilizadas para minimização do problema das secas:
– Construções de barragens, cisternas e açudes; – Maior investimento em infraestrutura; – Em épocas de estiagem, distribuição de água em carros-pipa.
É sabido que a escassez de água no semi-árido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. Sua causa está baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere, até mesmo, no regime dos rios.
Planeja viajar para um desses lugares? Veja o que fazer para viajar mais barato pelo Nordeste: A alta temporada ocorre em dezembro, janeiro e fevereiro. Portanto se você pretende viajar na baixa temporada, os meses em que os custos certamente serão menores são entre agosto e novembro.
Abril e maio costumam ser os meses mais chuvosos do ano em Natal, com chuvas no patamar de 250 mm.
Segundo seu índice de turismo, a melhor época para ir a Natal é de meados de julho ao fim de setembro. Nesses meses, o visitante encontrará dias pouco encobertos e com temperaturas entre 18ºC e 27ºC. Excelente para praticar atividades ao ar livre!
Quais os benefícios de fazer acordo com a empresa?
Como pintar madeira de branco e não amarelar?
Como uma empresa deve agir para incentivar o empreendedorismo?
Qual o conceito de um inibidor competitivo?
Em que EP Eren come o Titã martelo?
Quais são as praias mais limpas do Brasil?
Pode cruzar pitbull com Vira-lata?
Qual o perímetro de um quadrado com lado de 20 cm?
Como saber o divisor da jornada de trabalho?
Quais as doenças que dá direito ao Loas?
O que fazer para o botox durar mais tempo?
Quanto ganha um veterinário no exterior?
Como configurar caixa postal vivo?
Como resolver o problema de sincronização do Outlook?