Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.
“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
Ainda de acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a duração máxima de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada.
8 horas
Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da empresa e faz parte do Direito do Trabalho. A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Este é o limite máximo para o trabalho normal.
Ainda de acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a duração máxima de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada. Nesse caso, deve haver acordo ou convenção coletiva de trabalho.
De acordo com a legislação, funcionários que possuem uma jornada de trabalho de 4 a 6 horas diárias, devem ter um intervalo de pelo menos 15 minutos, enquanto os que trabalham 8 horas devem ter um descanso de no mínimo 1 hora ao dia.
O intervalo para descanso ocorre durante a jornada de trabalho do colaborador, e é um período de tempo previamente estipulado no momento da contratação para que ele consiga dar uma pausa em seu serviço para relaxar. Ainda segundo o art. 71, este intervalo não será computado na jornada do funcionário.
O tempo de descanso que um funcionário deve cumprir entre uma jornada de trabalho e outra começa quando ele finaliza as atividades do dia e termina quando outra jornada de trabalho se inicia.
Portanto, intervalo para descanso pode ser definido como o período de ausência do trabalho, reservado ao repouso e à alimentação do empregado.
Quanto tempo de intervalo para descanso e almoço deve ser feito? O tempo de duração do intervalo para descanso e almoço irá depender da jornada de trabalho de cada funcionário. Isso também está estabelecido pelo art. 71 da CLT, confira:
Qual a lógica do código Morse?
Como se movimentar melhor no Valorant?
O que fazer para se sentir motivado a estudar?
Como saber as notas de um perfume?
O que foi o regime de servidão?
Como funciona o robô de vendas?
Qual é a matéria prima do sabão em pó?
O que é resgate automático no Banco do Brasil?
Como vai ser o processo seletivo do Ifes?
Para que serve o roteador Intelbras?
Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?
Como saber se fui aprovada no Enem 2020?
Como saber se passei para segunda fase Fuvest?
Quanto tempo dura o repelente na pele?
Como deve se visualizar os chakras?
Tem rodízio para caminhão hoje?