Com o nome de sabão em pó, compreendem-se todos os pós à base de sabão que contém uma mistura dos ingredientes: acidos graxos, soda cáustica, silicato de soda, água.
Passo a Passo: Como fazer sabão em pó caseiro
o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei.
Como ele limpa? Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. ... Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.
Para montar uma fábrica de sabão caseiro pequena é preciso um espaço de 30 m², no mínimo. Se for algo artesanal, o investimento para começar fica na faixa dos R$ 2 a R$ 5 mil Reais....3. Monte a estrutura de trabalho
Omo | |
---|---|
Empresa | Unilever |
Origem | Inglaterra |
Lançamento | 1908 |
Mercado | Austrália, Áustria, Brasil, Bolívia, Chile, Finlândia, Paraguai, Suíça, Turquia e Vietnã |
Coloque o óleo morno no balde e junte a soda cáustica, o sabão em pó diluído em água e o vinagre. É obrigatório seguir essa ordem para que os resultados sejam satisfatórios. Depois, mexa o produto sem parar até a calda engrossar no fogão. Coloque em formas e deixe descansar por 24 horas antes de cortar em cubos.
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.
Olha só, o sabão em pó é um dos produtos de limpeza mais usados, né? Isso, porque, ele tem ação rápida e é muito eficaz! Ele é ótimo pra remover sujeiras que se acumulam no dia a dia. Por isso, tem quem gosta de lavar pisos e outras superfícies com esse produto.
Por que usar o sabão? Antes de mais nada, é bom saber que os dois tipos de sabão funcionam muito bem pra eliminar sujeiras, bactérias e vírus das roupas. Eles podem ser usados também pra deixar roupas de molho e em pré-lavagens, o que facilita a remoção de manchas.
Uma delas é que ele é mais concentrado que o sabão em pó, então, é um opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais! Adorei! Outro ponto positivo é que ele não deixa nenhum resíduo na roupa. Isso acontece, porque, ele dilui melhor na água. Como ele tem menos química que o sabão em pó, ele desbota menos as roupas.
Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água. As moléculas do sabão distribuem-se e formam micelas, como a figura a seguir mostra:
Quantos vídeos a Camila Loures tem no YouTube?
O que significa a expressão ECA?
Quais são as partes de compõe o Direito Coletivo do Trabalho?
O que usar para separar ambientes?
Qual o papel do cirurgião-dentista na atenção básica?
Qual era a profissão de Shakespeare?
Como pagar contas com cartão de crédito Santander?
Como é que se escreve Bruce Willis?
Como se abrevia o nome congregação?