Alongar depois do treino Seja algo mais estático ou dinâmico, tudo o que você for tentar depois da corrida pode causar um leve desconforto. Por isso, não force o corpo para aumentar a dor.
Alongar no pós-treino ajuda a potencializar a hipertrofia
Alongar vigorosamente músculos que foram solicitados de forma localizada e intensa, como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro-traumas que se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e o ganho de massa.
Fazer alongamentos permite que o organismo volte, através de um ritmo mais regular, a fazer o sangue fluir a nível muscular. Isso vai permitir que o seu ritmo cardíaco volte ao normal, pois os músculos alimentam-se de oxigénio e nutrientes que circulam na corrente sanguínea.
Caso você seja como boa parte das pessoas que faz da atividade física o seu momento de melhorar a saúde, pode investir em alongamentos em sua rotina de academia. A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade.
O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.
25 curiosidades que você vai gostar
Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos.
A melhor forma de evitar lesões e complicações é alongar-se sempre antes de qualquer exercício, pois o alongamento promove ativação da circulação sanguínea, relaxamento corporal, aumento da amplitude do movimento articular e liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Não se deve alongar:
√ Antes de dormir e depois de acordar. √ Para ganhar flexibilidade a longo prazo. √ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular.
5 cuidados que você deve ter com as articulações ao praticar exercícios físicosEvitar a sobrecarga durante a musculação. ... Manter a postura e fazer os movimentos corretos. ... Sempre fazer aquecimento antes das atividades. ... Utilizar materiais adequados. ... Manter uma alimentação saudável.
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
Seus benefícios são:Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.
Alongar é uma necessidade. O alongamento melhora a flexibilidade, que é uma das qualidades físicas fundamentais. Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou da modalidade praticada, deve incluir exercícios de alongamento.
O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.
Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
"O alongamento pode ser realizado para o aumento da flexibilidade em outros momentos do dia. Mas, no pré-treino, as evidências mostram que ele é prejudicial para o desempenho”, explica Paulo Gentil, mestre em educação física, doutor em ciências e saúde, e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.
* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida.
Faça alongamentos assim que acordar
Você deve rodar o pescoço, esticar bem os braços, as pernas e tentar alongar todo o corpo. Ainda deitado na cama, de barriga para cima e com as costas esticadas, você pode dobrar a perna direita em direção ao peito, manter por 30 segundos e depois fazer o mesmo com a esquerda.
O exagero também afeta o corpo. O chamado "overtraining" pode gerar lesões, fraturas, depressão e até diabetes. Sim. O corpo humano não está preparado para o excesso de estresse, desgaste e fadiga de exagerar na musculação – a chamada síndrome de overtraining.
Como colocar folha A4 no Word 2016?
O que são colônias e como funcionam?
Como saber qual a unidade de medida no AutoCAD?
Quantas gotas de espasmo Flatol um adulto toma?
Quanto tempo demora para cair pontos no IUPP?
Como deixar as letras minúsculas no teclado do notebook?
O que usar para colar glitter no chinelo?
Como ficar com nome invisível no FF?
Como usar o macro de um mouse?
Como podemos usar a energia elétrica de maneira racional?
Como preparar o melão São Caetano para diabetes?
Como por exemplo é redundante?