A contabilidade de custos apoia os gestores no controle e no processo de tomada de decisões. Ela é a responsável por receber, processar e transformar dados em informações úteis e relevantes para a gestão de uma organização.
A contabilidade de custo como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos bens produzidos, assim como o controle financeiro dos ativos relacionados com a produção e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques.
Principais vantagens em ter uma boa gestão de custo
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
Uma boa análise de custo permite o gestor tomar decisões com mais assertividade, confiança e rapidez no momento da compra, além de negociar com mais sucesso, afinal, possui mais conhecimento do negócio. Todos os detalhes fazem diferença e quanto mais conhecimento tiver, melhor será a gestão.
O controle de custos permite que a formação do preço de venda seja feito com mais exatidão, garantindo a lucratividade, também auxilia na tomada de decisão de manter ou não uma linha de produção, evitando assim, que a empresa mantenha a produção de um produto ou serviço, operando com prejuízo.
36 curiosidades que você vai gostar
Qual o objetivo da contabilidade de custos?Estimar os custos para um período.Controlar a produção com o custo médio.Fazer do controle uma rotina para reduzir custos.Identificar maneiras de racionalizar custos.
O controle de custos tem por finalidade o fornecimento de informações que contribuem para auxiliar no setor administrativo auxilia na lucratividade da empresa de acordo com o seu planejamento adequado.
O controle de custos, é a gestão administrativa dos custos fixos e dos custos variáveis de uma empresa. ... Esse controle, pode ser feito através de diversas ferramentas/ métodos, cada uma usada em busca de um objetivo específico.
Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis. Os custos fixos e variáveis, como os próprios nomes dão a entender, referem-se à alteração que eles podem sofrer. Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo.
Qual a chance de transmitir HPV pelo beijo?
Quem não assinou o Protocolo de Kyoto?
Como fazer o objetivo de um projeto social?
O que comer para baixar a insulina?
Qual o salário de um taifeiro da Aeronáutica?
Quanto tempo dura o curso de arquitetura?
É normal ter diarreia depois da endoscopia?
O que é um algoritmo na informática?
Quais os temperos que aumentam a pressão arterial?
Como é feito o exame Andrologico?
Quanto tempo demora a erva a sair do organismo?
Qual a importância da Defensoria Pública no Estado democrático de direito?
Pode alterar contrato depois de assinado?