Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
Pesquisa envolvendo 840 mil voluntários foi a evidência mais robusta, até o momento, de que a tendência em dormir tarde e acordar mais tarde influencia o risco de depressão. O número ideal de horas de sono é aquele que faz com que a pessoa no outro dia sinta que dormiu o suficiente.
Tirar um "cochilo" à tarde, não é só prazeroso, como também traz diversos benefícios para nossa vida! Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.
A pesquisa concluiu que aquelas que se definem como "noturnas" têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem "diurnas". Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior também de ter doenças físicas ou mentais, segundo o estudo.
Esqueça essa história de que você precisa dormir 8 horas seguidas e esta é a única maneira de ter um sono — e uma vida — saudável. “Não é preciso deitar antes da meia-noite, acordar antes das 8h e dormir sem intervalos para ter um bom sono. O importante é que até mesmo a siesta seja reparadora”, afirma Walker.
16 curiosidades que você vai gostar
Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
Mas é isso mesmo. Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h.
Pode ser provocada por arritmias cardíacas que levam a uma significativa queda da função cardíaca que leva a uma pressão sanguínea cerebral extremamente baixa, cérebro com anóxia (falta de oxigênio) e posteriormente morte cerebral.
Ficar sentado por muito tempo, fazer pouco exercício físico e dormir por mais de nove horas por dia são comportamentos quase mortais: segundo os pesquisadores, esse tipo de atitude está por trás de quase um terço das mortes analisadas no estudo.
Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço, pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves. Além disso, vale relembrar que, para um adulto na faixa de 30 a 60 anos, recomenda-se entre 7 e 8 horas de sono por dia.
O ideal é cochilar apenas 15 minutos, mas, se houver tempo, estique até, no máximo, duas horas. Mais que isso, você pode acordar grogue, irritadiço e mal-humorado. Ou pior: ter dificuldade para pegar no sono mais tarde. Por essas e outras, a neurologista Andrea Bacelar não recomenda a prática a qualquer um.
Outro estudo, conduzido pela Escola de Medicina de Harvard, na Grécia, com 23.000 adultos, concluiu que pessoas que dormiam no meio da tarde tinham 30% a menos de chance de ter de doenças coronárias. Para aproveitar melhor os benefícios do cochilo à tarde, o tempo de descanso não pode passar de 40 minutos.
O estudo, baseado em dados de mais de 88 mil participantes do UK Biobank, sugere que dormir às 22h ou um pouco depois está associado a um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com quem vai dormir mais cedo ou após esse horário.
A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
Dormir mais ou menos do que seis a oito horas tornaria o cérebro até sete anos mais velho. O levantamento contou com dados de 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens). Testes padrões verificaram memória, raciocínio, fluência fonêmica, vocabulário, fluência semântica e estado cognitivo global.
Como especialista em cuidados paliativos, acho que há um processo de morrer que acontece duas semanas antes de a morte ocorrer de fato. Durante esse período, as pessoas tendem a ficar mal. Elas normalmente têm dificuldade para andar e ficam mais sonolentas, conseguindo ficar acordadas por períodos cada vez mais curtos.
Ataques de ansiedade, medos repentinos e sensação de que vai morrer ou enlouquecer, esses são alguns dos sintomas que as pessoas com Síndrome do Pânico costumam sentir.
Morte evidente ou morte óbvia são situações em que o corpo apresenta sinais que indiretamente asseguram a condição de morte encefálica, tais como: rigidez cadavérica (rigor mortis), livores de hipóstase (livor mortis), decapitação, esmagamento de crânio com perda de massa encefálica e ausência de pulso central, ...
Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.
–Se você acorda entre as 3:00 e as 5:00 da madrugada pode significar que um poder superior está se comunicando com você. Este momento da manhã está relacionada com os pulmões e a tristeza. Se você acordar neste momento é porque uma maior presença quer te levar para um propósito maior.
“Não descansar o suficiente [nunca menos de cinco horas, ainda que não seja possível dormir as tais sete] está diretamente associado a problemas de saúde cardiovascular, metabólica, mental e imunológica”, garantem.
Um estudo publicado pelo Journal of American College of Cardiology mostrou que dormir menos de seis horas pode levar a diversos problemas de saúde como doença vascular crônica e progressiva.
Ficar uma noite sem dormir não é bom para a sua saúde, para a sua pele e para sua memória (sim, isso quer dizer que não ir para a cama para estudar matéria atrasada não funciona). Isso só para mencionar algumas das consequências. Ah, e o sono não se compensa, viu? Depois de perder, está perdido para sempre.
Alguns especialistas indicam que o ideal é que, em média, as pessoas devam dormir pelo menos 8 horas por dia, sem quaisquer interrupções. Claro que, este número de horas pode variar de acordo com a idade e as necessidades de cada pessoa e desenvolvimento do corpo.
Logo, estudos apontam que cochilos com duração entre 10 a 20 minutos são os mais eficazes, promovendo o estado de alerta, a sensação de vigor, a precisão e velocidade em tarefas cognitivas.
O que fazer em caso de prolapso uterino?
O que é bom para refluxo de cachorro?
São condições que classificam queimadura grave?
O que é bom para calcanhar ressecados?
Como tratar prostatite crônica?
Como emitir certidão de dívida ativa?
Como conseguir uma certidão de inteiro teor?
Como tirar a celulite nas fotos?
Como Renomear a pasta de usuário no Windows 10?
Como conseguir uma declaração de inatividade da empresa?
Como emitir a certidão negativa de débitos?
Faz mal tirar a cera do ouvido?
Como apagar um álbum de fotos?
Como tirar cera de vela da mesa de madeira?