O ferro no concreto armado é usado nas estruturas de casas e edifícios. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).
Metal depende de qual metal e como ele é exposto, mas tem durabilidade entre 10 a 50 anos. Há locais com tubulação em ferro com 80 anos de idade, há casos em que o aço galvanizado enferrujou com 20 anos de instalação. Os vazamentos neste tipo de instalação têm cor marrom.
O aço também trabalha muito bem na resistência às tensões de compressão, e nos pilares auxilia o concreto. Um conjunto de barras de aço forma a armadura, que envolvida pelo concreto origina o Concreto Armado, um excelente material para ser aplicado na estrutura de uma obra.
43 curiosidades que você vai gostar
O principal objetivo da armadura de concreto estrutural é oferecer resistência às tensões de compressão e tração. ... No caso do sistema de concreto armado protendido, a armadura recebe um estiramento prévio do aço.
A armadura, segundo definição proposta por FUSCO (1975), “é o componente estrutural de uma estrutura de concreto armado, formado pela associação de diversas peças de aço”. (2000) apresenta o “processo de armação” compreendendo três etapas: projeto, fabricação e fornecimento e construção. ...
Durabilidade e manutenção de cada componente
Os telhados de aço podem durar 20 anos, os de amianto 40 anos e os de barro resistem por séculos. Já as tubulações de metal duram em média 20 anos, enquanto as de PVC chegam a 50 anos. Os vidros, azulejos, tijolos e cerâmicas em geral possuem durabilidade indefinida.
A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
Como colocar em prática o amor próprio?
Como funciona o atendimento telefônico para deficientes auditivos?
Como prender o cabelo para trabalho?
Como promover a sucessão processual?
O que fazer quando você corta o cabelo curto e não gosta?
Como funciona um bico injetor Monoponto?
Como usar um terminal pré isolado?
Como a Hinata morreu em Boruto?
Como colocar orquídea em Palmeira?
Como funciona banco de horas nova lei?
Qual a idade de Lais de Souza?
Como prender o cabelo infantil?
O que plantar em vaso de parede?
Como colocar o Google Tradutor no teclado do WhatsApp?