Castro Alves (1847 -1871) O maior representante da terceira geração do Romantismo no Brasil é o poeta baiano Castro Alves, diretamente envolvido na campanha abolicionista, um dos temas centrais de sua obra, o que lhe rendeu o título de “Poeta dos Escravos”.
Castro Alves, ou Antônio Frederico Castro Alves, é um poeta romântico do século XIX. ... É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista. O escritor também escreveu poemas de amor, mas sua poesia de cunho social fez dele o principal nome da terceira geração romântica.
A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
Os poetas condoreiros foram inspirados pelos ideais libertários defendidos por Victor Hugo. ... A origem do nome Condoreirismo deve-se ao símbolo de liberdade escolhido por Victor Hugo, o Condor, um pássaro típico da Cordilheira dos Andes capaz de sobrevoar grandes altitudes. Não pare agora...
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A origem do nome Condoreirismo está relacionada com o símbolo de liberdade escolhido pelo poeta francês Victor Hugo, o Condor, uma ave que habita a Cordilheira dos Andes e é capaz de sobrevoar grandes altitudes.
Eles acreditavam ser dotados da capacidade da ave, por conta disso, obrigados ao compromisso, como poetas-gênios iluminados por Deus, de orientar os homens comuns para os caminhos da justiça e da liberdade. Alguns também eram ligados à corrente hugoana, como é chamada a influência do escritor francês Victor Hugo.
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
Dessa forma, podemos notar que a terceira geração do romantismo, da qual o poema acima faz parte, foi marcada por um imenso sentimento de liberdade e igualdade, uma vez que o poeta permite-se expressar seu sentimento de forma mais concreta, valorizando traços e características reais do ser amado.
Assim como o amor não era inalcançado, os sentimentos trazidos aos poemas eram reais e concretos. Desse modo, dentre as principais características da geração condoreira estão a liberdade, preocupação social, negação do amor platônico e sensualismo.
Principais autoresAlexandre Herculano.Almeida Garrett.António Feliciano de Castilho.Camilo Castelo Branco.Soares de Passos.Júlio Dinis.João de Deus.
Seus principais representantes são Júlio Dinis (1839-1871), João de Deus (1830-1896) e Antero de Quental (1841-1891).
O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.
Na poesia, Castro Alves é o nome de maior destaque da terceira geração romântica. Autor de Espumas Flutuantes (1870) e do poema Navio Negreiro, ele celebrizou-se pela força lírica dos poemas em favor da libertação dos escravos. Também é relevante nesse período a figura de Sousândrade (1833-1902).
Literatura. Castro Alves é considerado o principal poeta da Terceira Geração do Romantismo brasileiro e figura entre um dos mais renomados escritores da literatura nacional.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
Resposta: Na poesia de Castro Alves, a mulher tem maior corporeidade, ou seja, além do aspecto espiritual, ela apresenta também sensualidade, é situada em determinado espaço e tem reações que expressam seus sentimentos.
A escravidão foi abordada literariamente pelos poetas brasileiros da terceira geração romântica, como Castro Alves. A realidade dos escravos africanos também foi tema de pinturas, como Le Diner, do artista francês Debret (1768-1848), que esteve no Brasil no século XIX.
Mal do século é uma expressão, original de Chateaubriand (em francês: mal du siècle), utilizada como um tópico literário para se referir à crise de crenças e valores desencadeada na Europa no século XIX, comumente no contexto do romantismo.
Fugindo um pouco do egocentrismo dos ultrarromânticos, os condoreiros desenvolveram uma poesia social, comprometidos com a causa abolicionista e republicana. Em geral são poemas de tom grandiloquente, próximos da oratória, cuja finalidade é convencer o leitor-ouvinte e conquistá-lo para a causa defendida.
Significado de hugoano
Que diz respeito a Vítor Hugo, poeta e romancista francês (180-1885). Etimologia (origem da palavra hugoano). Hugo, do nome próprio + ano.
As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.
A poesia social é um tipo de produção literária que aborda questões de valor político e social. No século XIX, o movimento literário romântico apresenta as primeiras manifestações da poesia social, expressas nas obras de autores como: Fagundes Varela, Castro Alves e Sousândrade. ...
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
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