Fatores que favorecem o ataque de pragas Plantio de variedades suscetíveis ao ataque das pragas; Falta de rotação de culturas nos agro ecossistemas; Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas; Adoção de plantio direto (geralmente há um aumento de insetos que atacam o sistema radicular das plantas);
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
“Os prejuízos causados pelas pragas são em diversos níveis. ... Ele conta que, além dos gastos relativos à compra dos agrotóxicos e à quantidade de vegetais destruídos pelas pragas, existe ainda um desgaste relativo durante a aplicação dos pesticidas: “Acontece um amassamento e queda das folhas, quando esbarramos nelas.
Outra doença que costuma ser causada por pragas é a Leptospirose, transmitida através do contato humano com a urina do rato. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe, e também pode matar. Portanto, nota-se que o controle das pragas não é tão somente uma questão de conforto e higiene, mas um caso de saúde pública.
Os danos indiretos são causados pela excreção de substâncias açucaradas, que cobrem as folhas e servem de substrato para fungos, resultando na formação da fumagina (um fungo preto). Como conseqüência, o processo de fotossíntese é afetado, e há uma redução na produção e qualidade dos frutos.
O controle de pragas cultural consiste na utilização de medidas capazes de afetar a disponibilidade de alimento ao inseto, reduzindo assim, a incidência da praga.
As dez pragas do Egito
O que são pragas agrícolas? Muitos insetos e outros seres podem causar danos às plantas, porém só quando há um grande comprometimento da área plantada, é que podem ser considerados pragas. Conforme a espécie e o tamanho da praga, a proporção do prejuízo pode variar.
Quais são as principais pragas que atacam as plantações?
As plantas infectadas apresentam sintomas característicos. A base do folíolo adquire inicialmente uma clorose entre as nervuras, evoluindo para um mosaico-amarelo. Posteriormente, os sintomas se generalizam por toda a planta, seguidos de intensa rugosidade dos folíolos.
Sendo assim, a melhor coisa a ser feita é buscar formas inteligentes de prevenir as pragas, reduzir a população desses organismos nas lavouras e adotar práticas sustentáveis de controle.
Vem cá entender quais são as três pragas mais comuns, pra lutar com as armas certas. 1. Cochonilha Aparece em grupo, quase sempre no verso das folhas, perto do cabinho, da haste floral, nas nervuras ou do tronco - gosta de sugar as partes duras da planta.
Estas são talvez as pragas mais difíceis de combater uma vez que as deficiências nas áreas de saneamento básico e moradia favorecem a proliferação destes vetores. Apenas de baratas estima-se que existam cerca de 5.000 espécies no mundo (Fonte: Fiocru z).
Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas.
Quanto tempo demora o Fosfomicina a fazer efeito?
Qual a taxa de juros da stelo?
Como é feito o parcelamento do MEI?
É possível pagar uma conta com cheque?
Como fazer os cálculos de folha de pagamento?
Como é conhecido o cheque Pós-datado?
Quanto tempo demora pra cair o pagamento do boleto Mercado Livre?
Como fazer parcelamento em cheque?
É fácil engravidar depois de uma cauterização?
O que faz ficar bêbado mais rápido?
Quando foi criada a Constituição do Brasil?
Como deixar cabelo Justin Bieber?