A excitação fisiológica é o estado caracterizado pelo incremento das batidas do coração, do fluxo sanguíneo e pela prontidão à ação (HEILMAN, 1997). As emoções se diferem quanto ao nível de exci- tação fisiológica, sendo que há emoções de baixo e de alto grau de ativação.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
No que diz respeito à expressão de emoções, vários aspectos do comportamento expresso podem ser levados em conta. A expressão vocal é uma das formas de manifestação de uma emoção. Diferentes estados emocionais implicam em alterações na frequência (altura ou tom), no volume e no ritmo (tempo).
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção.
As emoções devem ser entendidas como parte adaptativa para a sobrevivência dos organismos. O comportamento é direcionado, em parte, pelas respostas emocionais positivas ou negativas, e assim, os organismos aproximam, lutam por ou evitam, fogem e lutam contra.
39 curiosidades que você vai gostar
Ekman (1994), evoluindo em sua pesquisa sobre o entendimento da expressão das emoções, argumenta que todas as emoções podem ser consideradas básicas. A expressão das emoções se dá pela linguagem verbal e não verbal. A linguagem não verbal compreende o gestual, seja ele vocal ou facial.
As emoções trazem significados e conexões para nossa vida. Elas servem como uma forma de comunicação entre as pessoas. Há seis emoções básicas: as emoções agradáveis (amor e alegria) e as emoções desagradáveis (tristeza, raiva, medo e nojo). ... A raiva permite a proteção e defesa da família e de si mesmo.
“A inteligência emocional é uma forma de reconhecer, entender e escolher a maneira como pensamos, sentimos e agimos. Ela molda nossas interações com outras pessoas e o nosso próprio entendimento. Define como e por que aprendemos; nos permite definir prioridades; determina a maioria das nossas ações diárias.
Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.
Quais são os dois tipos principais de linfócitos?
Qual a melhor maneira de contratar um pedreiro?
Como se dirigir a um juiz do trabalho?
Quem faz regime pode comer laranja?
Quais são os agentes do risco químico?
Qual oe mail mais usado no mundo?
O que fazer quando o advogado renúncia?
Quanto ganha um Motoboy por dia?
Porque quem tem anemia não pode doar sangue?
O que fazer quando se tem depressão?
Como se chama um galvanômetro que é calibrado para medir corrente e para medir voltagem?
Qual foi a conclusão da primeira lei de Mendel?