Traduzido de inglês-
A grande novidade dos autores na obra foi relacionar as liberdades sociais, possibilitadas por instituições políticas, à prosperidade econômica. ... Em sua análise, os autores reforçam a ideia de que instituições políticas são capazes de gerar distorções econômicas que afetam diretamente no desenvolvimento de uma nação.
Por que as nações fracassam? As nações fracassam economicamente devido a suas instituições políticas. ... A construção das instituições econômicas, segundo a teoria de Acemoglu e Robinson, depende das instituições políticas. Estas são classificadas em dois tipos: extrativas e inclusivas.
Neste livro, Daron Acemoglu e James Robinson tratam das diferenças abissais de receita e padrão de vida que separam os países ricos do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, dos pobres, como os da África subsaariana, América Central e do Sul da Ásia.
ACEMOGLU, Daron & ROBINSON, James. Por que as nações fracassam: as origens da riqueza, da prosperidade e da pobreza; tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012.
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Como instituições eficientes entende-se aquelas que favorecem o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região, proporcionando condições para tal. É importante destacar que essa eficiência será sempre vista dentro de uma perspectiva histórica e por meio de uma análise comparativa.
Por Que As Nações Fracassam
foi amplamente discutido por analistas políticos e comentadores. Warren Bass escreveu no Washington Post: "órtese, loquaz, brandindo ambicioso e, finalmente, esperançoso. Ele pode, de fato, ser um pouco de uma obra-prima."
Brilhante e escrito de uma forma simples, "Porque Falham as Nações" responde à pergunta que deixou perplexos os peritos durante séculos: porque é que umas nações são ricas e outras pobres, separadas pela riqueza e a pobreza, a saúde e a doença, os alimentos ou a fome?
Livro: Por Que as Nações Fracassam - Daron Acemoglu & James Robinson | Estante Virtual.
Neste livro, Daron Acemoglu e James Robinson tratam das diferenças abissais de receita e padrão de vida que separam os países ricos do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, dos pobres, como os da África subsaariana, América Central e do Sul da Ásia.
Acemoglu e Robinson se referem a instituições políticas suficientemente centralizadas e pluralistas como instituições políticas inclusivas. Em caso de falha em uma dessas condições, vamos chamá-las de instituições políticas extrativistas. Há uma forte sinergia entre as instituições econômicas e políticas.
Neste livro, Daron Acemoglu e James Robinson tratam das diferenças abissais de receita e padrão de vida que separam os países ricos do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, dos pobres, como os da África subsaariana, América Central e do Sul da Ásia.
Alguns desses indicadores são: Distribuição de renda; Expectativa de vida; Segurança e grau de liberdade econômica.
Junto às restrições econômicas naturais impostas pelo ambiente, as instituições definem (e limitam) o leque de escolhas, elas determinam os custos de transação, custos de produção, o nível de realizabilidade e rentabilidade de uma atividade produtiva ou projeto econômico.
Foi testada a correlação espacial entre os países quanto aos seus respectivos índices de capacidade. Os resultados apontam que, no nível agregado, as capacidades institucionais exercem um efeito positivo sobre o desenvolvimento econômico.
Instituições mais inclusivas seriam aquelas que conseguissem criar condições para que futuras empresas tenham oportunidades de entrada e potencial de apoio para crescerem equivalente às que estão ativas ou estabelecidas.
Não obstante, para Acemoglu e Robinson há possibilidades de haver crescimento econômico sob o seio de instituições extrativistas, entretanto, os autores afirmam que o desenvolvimento não se manterá a longo prazo, sendo apenas possível um crescimento sustentável em instituições inclusivas.
O desenvolvimento é imprescindível para o bem estar social com promoção a saúde, geração de emprego e renda e erradicação da pobreza.
A função principal das instituições é ajustar os limites da igualdade aos limites da liberdade. Liberdade e igualdade são preservadas como bens comuns na razão direta da eficiência das instituições. ... Ocorre que, muitas vezes, as instituições não conseguem garantir uma transação equilibrada entre liberdade e igualdade.
Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.
O conceito de instituições
Para Veblen (1919), as instituições são definidas como hábitos estabelecidos pelo pensamento comum, de forma generalizada, pelos homens. São os hábitos de pensamento, ao tornarem-se coletivos, generalizados e enraizados no ambiente, que formam as instituições políticas, econômicas e sociais.
Tipos de Instituição
Instituições Espontâneas: surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família. Instituições Criadas: o nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. São elas, os bancos, as igrejas, etc.
As instituições sociais servem como mediadoras entre a vida individual e a vida privada, levando às pessoas a oportunidade de enquadrarem-se nos modos de vida e nos padrões sociais, a fim de que não haja divergência entre vida individual e vida social.
O Desenvolvimento Econômico é uma abordagem ampla que caracteriza a melhora do nível de vida para um país ou região. Esta última está associada apenas à ampliação econômica de componentes quantitativas no tempo, como o Produto Interno Bruto per capita de um país, por exemplo. ...
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