A principal dificuldade associada à soldagem do alumínio e suas ligas está relacionada à presença de uma fina camada de óxido refratário que se forma na superfície do metal e que lhe confere resistência à corrosão.
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW), também é conhecida como soldagem manual a arco elétrico (Manual Metal Arc - MMA).
Tipo de corrente
Isso se deve ao fato da superfície da liga de alumínio formar uma camada de passivação, constituída de óxido de alumínio, que é um composto de alta estabilidade, baixa condutividade elétrica e alta temperatura de fusão.
Em contato com o ar as ligas de alumínio formam uma superfície de óxido de alumínio que dificulta ou mesmo impede sua soldagem. Para sobrepor esse problema se faz o uso de corrente alternada, a qual associa as propriedades de limpeza da corrente CC+ e de penetração da CC- a cada meio ciclo.
A solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio) é talvez o principal método utilizado para a soldagem de alumínio. Isso porque, a peça de alumínio exige uma grande quantidade de calor para atingir a temperatura correta e depois acaba mantendo o calor por mais tempo.
35 curiosidades que você vai gostar
O eletrodo de tungstênio de ponta verde atualmente é o mais utilizado para soldagem em alumínio, comercialmente falando ele tem o valor mais baixo, se comparado aos outros eletrodos de tungstênio usados para soldagem em alumínio.
R: Embora o alumínio possa ser unido a quase todos os outros metais de forma relativamente fácil por colagem ou fixação mecânica, necessitará no entanto de técnicas especiais se for soldado a outros metais, como por exemplo, o aço.
- Corrente Contínua Polaridade Direta: (eletrodo negativo) é recomendada apesar de não proporcionar ação de limpeza. Com este tipo de corrente a penetração é profunda e o desgaste do eletrodo é minimizado.
As principais vantagens da soldagem pelo processo TIG são:
A soldagem é isenta de escória, respingos ou fumos, oferecendo excelentes resultados sem adição de consumíveis, além de permitir controle independente da fonte de calor e do material de adição, podendo ainda em muitos casos ser automatizado.
Sempre que o alumínio é soldado com o processo TIG, é utilizada corrente alternada. Por que é assim? A soldagem do alumínio é particularmente difícil. A razão disso é que o material possui um revestimento de óxido.
Assim, como ocorre com a grande maioria dos metais, a soldagem do alumínio consiste basicamente em unir dois componentes metálicos (o alumínio e outro gás inerte) através da fusão de ambos. Dessa forma, o alumínio e suas ligas somente serão soldados satisfatoriamente se ocorrer uma adequada escolha da liga de adição.
A principal dificuldade associada à soldagem do alumínio e suas ligas está relacionada à presença de uma fina camada de óxido refratário que se forma na superfície do metal e que lhe confere resistência à corrosão.
Para soldagem do alumínio e latão é utilizada a corrente alternada. A inversão constante da polaridade nesse tipo de corrente remove os óxidos formados pelo calor do arco elétrico, deixando o metal livre de impurezas. A corrente alternada é fornecida por equipamentos que possuem uma saída em corrente alternada.
Os parâmetros que se devem considerar na soldagem com eletrodos revestidos são o tipo e diâmetro do eletrodo, a polaridade, a intensidade de corrente, o comprimento do arco, a velocidade de soldagem e o manuseio do eletrodo.
O revestimento celulósico contém grandes quantidades de material orgânico, como por exemplo celulose, que, quando decomposta pelo arco, gera quantias consideráveis de gases protetores do metal líquido.
Além disso, os Fumos de Solda também podem desencadear outras doenças, como por exemplo: Asma; • Câncer de pulmão; • Infarto; • Ulcerações na pele e no septo nasal; • Doenças pulmonares; • Dermatite alérgica; • Infertilidade e problemas relacionados.
Método de soldagem TIG manual
O metal de adição deve ser adicionado no inicio da poça.
Os consumíveis utilizados na soldagem TIG são o metal de adição e os gases de proteção. O metal de adição para soldagem TIG é geralmente apresentado sob forma de vareta com cerca de 1 metro de comprimento. No caso de soldagem mecanizada, utilizam-se bobinas de fio enrolado.
O processo TIG permite soldar materiais com ou sem material de adição. ... Dependendo da aplicação da solda, é possível adicionar material à poça de fusão; nesse caso, o material deverá ser compatível com o metal de base.
O entendimento tradicional sobre o processo TIG CA induz a suposição de que um maior tempo de atuação da polaridade negativa em relação à polaridade positiva produz cordões de solda com maior penetração e o aumento do tempo de atuação da polaridade positiva, conduz a uma maior ação de remoção de óxidos e diminui a ...
corrente contínua com polaridade negativa
Este tipo de corrente é aplicado na soldagem de aço, cobre, aços austeníticos ao cromo-niquel e ligas resistentes ao calor.
Vantagens e limitações do processo de soldagem TIGSoldas de excelente qualidade.Acabamento do cordão de solda.Menor aquecimento da peça soldada.Baixa sensibilização à corrosão intergranular.Ausência de respingos.Pode ser automatizado.Custo do equipamento bastante razoável (atualmente)
A melhor máquina para soldagem de alúminio certamente será do processo TIG ou MIG. A fonte inversora TIG AC DC Dynasty 280 da fabricante Miller, e disponível para venda e locação na Aventa, é um excelente equipamento para todo tipo de trabalho com esta liga metálica.
É incorreto afirmar que a Constituição francesa de 1791 estabeleceu?
Quais os tipos de constrangimento?
Qual o nome técnico da placa a 21E *?
Qual é a matéria mais importante?
Quem é o Ex-marido de Liliane Amorim?
Como baixar a declaração de Imposto de Renda 2021?
Para que serve antimicrobiano a base de Enrofloxacino?
Qual o gerador mais econômico?
Quais as 5 profissões mais bem pagas no Brasil?
O que o Boruto tem no olho direito?
Quais são os nomes dos sete oceanos?
Como fazer um slide pelo Google?
Quais são as plantas polinizadoras?
Quanto tempo demora para sildenafila fazer efeito?