O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.
Aristóteles percebeu que não poderia haver apenas bens secundários, um bem desejado em função de outro. Era necessário que existisse um fim último para a ação humana. ... Como é o “melhor que existe”, o Sumo Bem deve ser objeto de um saber supremo, uma ciência que seja superior às outras ciências.
Para Aristóteles, "o bem soberano é a felicidade, para onde todas as coisas tendem". Ela é caracterizada como um bem supremo por ser um bem em si. Portanto, "é em busca da felicidade que se justifica a boa ação humana". ... Por isso se tem dito, com razão, ser o bem a finalidade de todas as coisas.
Diz Aristóteles que, a felicidade é o fim que natureza humana visa. E, a felicidade é uma atividade, pois não está acessível àqueles que passam sua vida adormecidos. Ela não é uma disposição. À felicidade nada falta, ela é completamente auto-suficiente.
Segundo Aristóteles, o bem é aquilo que todos desejam em ter. Se a felicidade é o fim ao qual tende o apetite natural de todas as pessoas, então o fim último, o bem supremo, será a própria felicidade.
41 curiosidades que você vai gostar
Essa palavra grega significa o bem supremo, o máximo, aquilo que é soberano (na sua vida, no seu empreendimento) ou, como disse Aristóteles (Ética a Nicômaco), aquilo que é final (na nossa vida, na nossa atividade empreendedora individual ou empresarial), aquilo que se elege por si mesmo e nunca por outra coisa.
O bem supremo é aquele que está acima do desejo do homem, é o que representa a própria ideia do Bem. Sumum bonum, o mais alto bem, o Bem Supremo, é uma ideia que descreve o caminho que o homem deve seguir em rectidão, na procura dos mais elevados preceitos.
O que não é Felicidade
Aristóteles aponta as três principais confusões sobre o termo felicidade: felicidade não é uma vida de prazeres; felicidade não está na honra (no sentido de receber honras, ser famoso); e felicidade não é ser rico (possui riquezas).
Summum bonum ( sumo bem ou bem maior, em latim) é uma expressão latina usada na filosofia — particularmente, em Aristóteles, na filosofia medieval e na filosofia de Immanuel Kant — para descrever o bem maior que o ser humano deve buscar.
Alguns décadas depois, o filósofo iluminista Immanuel Kant (1724/1804), na obra “Crítica da razão prática” definiu a felicidade como “a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com o seu desejo e vontade”.
Aristóteles afirma que entre todas as virtudes, a prudência é uma delas e a base de todas as outras. A prudência encontra-se na capacidade humana de deliberar sobre as ações e escolher, baseado na razão, a prática mais adequada à finalidade ética, ao que é bom para si e para os outros.
Então, quando dizemos que alguém está vivendo bem ou que viveu uma vida boa, podemos simplesmente dizer que ele é uma pessoa boa, alguém corajoso, honesto, confiável, gentil, altruísta, generoso, prestativo, leal, com princípios, e assim por diante. Ele possui e pratica muitas das virtudes mais importantes.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Aplicada ao problema moral, a dialética platônica será o método que permite fundar a vida prática nessa ideia universal do Bem — que também é chamado de Sumo Bem, o destino final de todas as coisas, que mais tarde a Filosofia Medieval irá associar a Deus.
o conceito kantiano de sumo bem define o papel da teologia racional na sua ética, e completa o projeto de uma crítica da razão em seu trabalho prático definindo um fim incondicionado para todo o esforço moral, um propósito final para a ação humana12.
O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.
Ambas têm sido facilmente confundidas, principalmente pelas novas gerações. Rompantes de alegria, adrenalina a mil, êxtase e prazer não são felicidade. Felicidade pode ser entendida como um estado de bem-estar e paz que acalmam corpo e mente e proporcionam satisfação.
A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego.
A eudaimonia é descrita como um bem final, pois toda ação humana visa à realização desse bem que é tido como autossuficiente e perfeito. Discute conceitos éticos fundamentais como felicidade e virtude, detendo-se na apreciação de várias virtudes particulares e analisa o agir humano.
A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". Bom e mau, ou melhor, Bem e Mal, entretanto, são valores que não apresentam, para o ser humano, um caráter absoluto. ...
A partir dessa tendência natural do homem para a vida em comunidade, Aristóteles afirma que o homem é um animal político porque possui em si uma inclinação natural para a vida em comunidade, ou seja, essa animalidade política é natural a ele, pertence a sua natureza.
O ser humano vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a linguagem.
Refere-se a uma vida sem preocupação, apenas com tranqüilidade, na qual o indivíduo tem tudo que deseja sem ter que se esforçar por nada.
Significado de Viver
verbo intransitivo Ter vida ou existência; existir: o doente ainda vive. Durar, perdurar, subsistir: vive a arte grega, atravessando séculos e padrões estéticos. Aproveitar a vida: com tanto dinheiro, não sabe viver. Comportar-se em vida: viver santamente.
O que é uma boa qualidade de vida? Qualidade de vida é o equilíbrio de todos os parâmetros, como: auto-estima, bem-estar pessoal, nível social econômico, estado emocional, suporte familiar, estado de saúde, valores culturais, estilo de vida e satisfação com atividades habituais no ambiente em que uma pessoa vive.
Qual a fórmula para calcular Delta S?
Quem foi que construiu os muros de Jerusalém?
Como funciona o sensor de presença para iluminação?
Qual o pH do sabonete Johnsons Baby?
O que dizer para os alunos no primeiro dia de aula?
Qual é a última fase de um processo?
Quem tem direito de receber o Auxílio Brasil?
Quais são as principais fontes humanas de emissão de gás carbônico?
Quanto custa polimento e cristalização?
Como a taxa de câmbio afeta principalmente?
O que é índice de carga e velocidade?
Como fazer uma pessoa falar a verdade enquanto dorme?
Porque Rubem perdeu o direito de primogenitura?
Quais as características de uma declaração?
Qual nome do autor de A fantasia?
Qual o remédio para aumentar as plaquetas?