A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. ... Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz. Todas as ações humanas objetivam a felicidade, até mesmo objeto inanimados – como por exemplo, um livro; ele só será feliz quando realizarem seu objetivo: ser lido.
A causa teleológica tem como função explicar o fim ao qual determinado ser ou acontecimento está destinado. Por intermédio dessa explicação, Aristóteles en- dossa que todas as coisas tendem naturalmente a um fim.
As teorias teleológicas são as que identificam primeiro o que é bom nos estados de coisas, caracterizando depois os actos correctos apenas em termos desse bem. ... Apesar de as teorias teleológicas terem de identificar o bem independentemente do que é correcto ou não, reconhecem muitos bens distintos do prazer.
Teleologia, da palavra grega télos, que significa propósito ou fim, é o estudo dos objetivos, fins, propósitos e destinos. Na teleologia acredita-se que os seres humanos e outros organismos têm finalidades e objetivos que orientam seu comportamento.
A teleologia é a ciência que estuda os fins. A ética clássica, sendo uma ética teleológica, tem, portanto, uma base finalista, sendo uma concepção que determina os meios e um fim último para a vida humana.
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A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. E o fim último e mais importante é a felicidade.
Prévia ideação ou teleologia configura-se como uma categoria exclusiva do humano-genérico que, estabelecendo-se no campo das ideias e dirigindo-se à objetivação, valendo-se de determinados meios, transforma a teleologia em causalidade posta, tratando-se de uma indispensabilidade presente na relação entre humano- ...
Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
Um dos fundamentos do pensamento aristotélico é que todas as coisas têm uma finalidade. É isso que, segundo o filósofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição (semente ou embrião) a outro de perfeição (correspondente ao estágio de maturidade e reprodução).
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.
A teleologia (do grego τέλος, finalidade, e -logía, estudo) é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.
A capacidade de olhar para ser total do homem. Proucurando conhecer melhor em sua totalidade.,não de forma fragmentada a pre- conceitos estabelecidos logo de primeira análise.
O trabalho como pôr teleológico primário é ação consciente que, por meio da prévia-ideação, planeja a execução e movimenta legalidades da matéria criando objetos úteis para seus fins.
Divisões da Ética:
De acordo com o livro “o que você precisa saber sobre ética”, podemos dividir a ética em três campos principais de estudo: metaética, ética normativa e ética aplicada.
A deontologia considera que o valor das ações não reside nas suas consequências ou nos seus efeitos, mas sim na intenção e na boa vontade, isto é, no cumprimento do dever. São morais não consequencialistas. A teleologia, por sua vez, considera que o objetivo da moral é alcançar uma vida boa, virtuosa e feliz.
Ética racionalista
Neste caso, o pensamento racional é capaz de compreender o que é o bem, guiando as atitudes, definir o que é bom ou mau, certo ou errado, seja para a vida individual ou em sociedade.
A origem da teleologia data da Grécia antiga, com Platão (427 a.C.-347 a.C.) e Aristóteles (385 a.C.-323 a.C.). Platão argumentava que se um objeto natural tem uma propriedade devido a um agente inteligente, então ele a tem, porque é a melhor que pode ter.
Aristóteles foi um dos principais filósofos gregos. Escreveu uma série de obras sobre filosofia, política, ética, metafísica e lógica. Sistematizou os conhecimentos que influenciam toda a cultura ocidental, criou conceitos inéditos e abriu uma nova escola filosófica.
Aristóteles e sua metafísica
Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Princípio de identidade – Fala que uma proposição é sempre igual a ela mesma, nunca diferente.
Foi professor do imperador Alexandre, o Grande. Fundou a sua escola filosófica em Atenas, o Liceu. Sistematizou e separou o conhecimento filosófico da Antiguidade. Escreveu sobre diversos assuntos, como Ética, Política, Ciência, Metafísica e Lógica.
Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).
As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.Causa final: o que lhe deu a forma?
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