"A escolha de Sofia" é uma expressão que invoca a imposição de se tomar uma decisão difícil sob pressão e enorme sacrifício pessoal, como a vista no filme homônimo de 1982 que valeu a Meryl Streep o Oscar de melhor atriz.
Sofia não teve saída e entre gritos e horror é arrancada de sua filha, restando o menino que termina em algum lugar no campo de concentração, longe dela.
Então, o soldado disse que, se ela não escolhesse, levaria seus dois filhos para morrer. No último instante, antes que os guardas o fizessem, Sofia, sob intensa pressão, escolheu que levassem a filha caçula, pois achava que ela não aguentaria o sofrimento no campo de concentração, e seu filho teria mais chances.
A história é o retrato da tragédia humana, pois expõe o dilema da mãe polonesa, filha de pai anti-semita, que, presa no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra, foi forçada a fazer uma terrível escolha: decidir qual de seus dois filhos deveria continuar vivo.
William Styron
A Escolha de Sofia/Autores
Com o lema “Quarentena geral para não adoecer, renda mínima para sobreviver, leitos para todos para não morrer”, o Sindicato dos Médicos do Rio Janeiro, acredita que um protocolo como o proposto pela Secretaria Estadual de Saúde diminui a chance de pacientes em grupos de risco obterem uma vaga em UTI.
Sofia era mãe de duas crianças: um menino e uma menina. Certo dia, no campo de concentração, um soldado exigiu que ela escolhesse qual das crianças queria que fosse morta: “Sua filha ou seu filho?” Ela disse que não poderia fazer tal escolha, de forma alguma. ... Assim, ela escolheu a sua filha para ser morta.
Sofia (em grego: Σοφία) é um conceito presente na religião e filosofia helenística, Platonismo, Gnosticismo, Cristianismo Ortodoxo, Cristianismo Esotérico e no Cristianismo místico. ... Os gnósticos afirmam que ela é a sizígia de Jesus (veja a Noiva de Cristo) e o Espírito Santo da Trindade.
Em 1947 Stingo (Peter MacNicol), um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin), que alugava quartos.
A "escolha de Sofia" é uma expressão que remete à imposição de se tomar uma decisão difícil sob pressão e enorme sacrifício pessoal [1]. É o que ocorre exatamente nas situações hoje vivenciadas diante da evidente escassez de leitos de UTI.
Realmente Sofia é um nome de princesa: da princesinha Sofia, do mundo da Disney. Em 1982, o nome foi usado como título de um filme chamado “A escolha de Sofia”. Já no ano de 1991, ficou mundialmente conhecido através do livro best-seller e que até hoje é sucesso em todas as livrarias, “O mundo de Sofia”.
Sofia foi obrigada a fazer uma escolha assim que chegou ao campo de concentração, acompanhada de seus filhos: um soldado pediu a ela que escolhesse o filho que seria enviado para a câmara de gás e aquele que seria mandado para o campo de trabalhos forçados. Ou seja, ela teve que escolher qual dos filhos iria viver e qual deles iria morrer.
Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem "Stingo", um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de "Yetta Zimmerman", onde ele acaba tendo Sofia como sua melhor amiga. Meryl Streep .... Sofia Zawistowski
Para o nome Sofia, os apelidos mais comuns são So, Soso, Sofi, Sofis, Fi, Fifi. Segundo o estudo do nome, podemos dizer que a pessoa batizada como Sofia é uma pessoa inteligente, curiosa, aventureira, equilibrada, que busca paz interior, mas, ao mesmo tempo, é ansiosa, indisciplinada e impulsiva. É uma pessoa muito sensata em seus atos e prudente.
Como convencer um homem a fazer o que eu quero?
Como tirar foto com animal 3D?
O que é bom para tirar ferrugem de vergalhão?
Como lixar grade de ferro enferrujado?
Qual tinta para pintar concreto?
Como tirar foto da lua com a paisagem?
Como pintar um desenho no celular?
Como tirar foto da Lua com celular s20?
Como colher as folhas do hortelã?
Dá para pintar madeira com tinta guache?
Como tirar a estampa de uma capinha?
Que tipo de tinta uso para pintar metal?
Como tirar mancha de ferrugem de lata?
Como pintar com caneta hidrocor?
Como usar a varinha mágica do Photoshop?