A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.
Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina. Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.
Em linhas gerais existem 3 tamanhos de agulha: Mini (5mm) – usada em ICM < 25, sem prega cutânea – opção apenas encontrada em agulhas para a caneta; Curta (8mm) – usada em ICM < 25, com prega cutânea; Normal/Regular (12,7mm) – usada em ICM > 25.
Remova as bolhas da seringa Seguem duas sugestões: Manter a agulha com o protetor e puxar o êmbolo para aspirar o ar lentamente, até a quantidade de insulina prescrita. Manter o frasco de insulina apoiado em uma mesa ou balcão. Retirar o protetor da agulha e injetar o ar no frasco, pressionando o êmbolo.
Não, por motivos de higiene e segurança não é possível rodar o tambor de lancetas para trás para aproveitar uma lanceta já usada. Posso utilizar uma lanceta mais de uma vez? As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar desgastada com o uso repetido.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), alinhada com outras sociedades de diabetes do mundo, entende que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
*Depósito de cristais de insulina na luz da agulha fazem com que se tenha uma maior pressão na aplicação e com isso não seja aplicada a quantidade de insulina correta e etc. A imagem abaixo mostra a condição ampliada de uma agulha que está sendo reutilizada.
É fundamental saber que existem 4 regiões do corpo no qual pode-se aplicar insulina: *Braço: aplicar na região posterior externa do braço, no espaço entre três dedos abaixo do ombro e três dedos acima do cotovelo; * Abdômen: aplicar nas regiões laterais direita e esquerda distante três dedos do umbigo – dedo pessoa que usa insulina.
É importante lembrar: Não se deve aplicar a insulina em regiões lesionadas. A aplicação da insulina deve ser feita no tecido subcutâneo, pois neste local foram feitos os testes de absorção da insulina e são eles que baseiam a prescrição médica.
Quando usar aspas e reticências?
Como um obeso deve começar a correr?
Como sair do modo de segurança sem entrar no Windows?
Para que serve as teclas F1 F2 F3 F4 F5 f6 f7 f8 F9 F10 F11 F12?
Quais os benefícios do açafrão para a pele?
Quanto custa Levar um gato para Inglaterra?
Quanto tempo devo tomar azitromicina 500mg?
Como é a relação dos jovens com as redes sociais?
Como usar aspas é ponto de exclamação?
Como curar estômago com batata doce?
Pode passar esmalte na unha postiça?
Qual a mensagem principal do livro de Salmos?
Como transformar um objeto 3D em 2D no AutoCAD?
Para que serve a bandagem na fisioterapia?