A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.
Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina. Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.
Em linhas gerais existem 3 tamanhos de agulha: Mini (5mm) – usada em ICM < 25, sem prega cutânea – opção apenas encontrada em agulhas para a caneta; Curta (8mm) – usada em ICM < 25, com prega cutânea; Normal/Regular (12,7mm) – usada em ICM > 25.
Remova as bolhas da seringa Seguem duas sugestões: Manter a agulha com o protetor e puxar o êmbolo para aspirar o ar lentamente, até a quantidade de insulina prescrita. Manter o frasco de insulina apoiado em uma mesa ou balcão. Retirar o protetor da agulha e injetar o ar no frasco, pressionando o êmbolo.
Não, por motivos de higiene e segurança não é possível rodar o tambor de lancetas para trás para aproveitar uma lanceta já usada. Posso utilizar uma lanceta mais de uma vez? As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar desgastada com o uso repetido.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), alinhada com outras sociedades de diabetes do mundo, entende que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
*Depósito de cristais de insulina na luz da agulha fazem com que se tenha uma maior pressão na aplicação e com isso não seja aplicada a quantidade de insulina correta e etc. A imagem abaixo mostra a condição ampliada de uma agulha que está sendo reutilizada.
É fundamental saber que existem 4 regiões do corpo no qual pode-se aplicar insulina: *Braço: aplicar na região posterior externa do braço, no espaço entre três dedos abaixo do ombro e três dedos acima do cotovelo; * Abdômen: aplicar nas regiões laterais direita e esquerda distante três dedos do umbigo – dedo pessoa que usa insulina.
É importante lembrar: Não se deve aplicar a insulina em regiões lesionadas. A aplicação da insulina deve ser feita no tecido subcutâneo, pois neste local foram feitos os testes de absorção da insulina e são eles que baseiam a prescrição médica.
Qual a importância de se ter um arquivo organizado?
O que os poemas concretos e visuais apresentam?
Quais são os dois principais agonistas muscarínicos de ação direta?
Como calcular o ganho do bitcoin?
Quantas notas têm no cavaquinho?
O que é um vetor de uma imagem?
Pode usar cola quente em vidro?
Qual é a camada superficial do solo?
Quanto tempo dura o efeito do Naridrin?
Qual é a parte do corpo que se chama core?
Quanto custa a mão de obra de um pedreiro por metro quadrado em 2021?
Que tipo de madeira usar para fazer prateleiras?
Como tirar o preto do silicone do box do banheiro?
Qual a forma mais barata para aquecer uma piscina?
Como formatar as linhas no Word?