Pontos de interrogação ou exclamação que integram a frase citada ficam dentro das aspas: Uma pergunta deve orientar todos os redatores: “O que eu quero com meu texto?” Reparou? Nada de dose dupla. O ponto da citação vale para o período.
As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.
Devo usar as aspas antes ou depois do ponto final? Dependendo do caso, as aspas podem ser usadas antes ou depois do ponto final. Preste atenção nos casos a seguir: 1) Quando a citação inicia e encerra o parágrafo, o ponto final é colocado antes das aspas. Exemplos: “Não vou admitir votos contra uma questão fechada do partido.”
As aspas são usadas em citações, palavras estrangeiras, sentido irônico, fala de uma pessoa e expressões regulares.
As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas. Exemplos do uso das aspas. O ministro confirmou que a situação estava “extremamente preocupante”.
Além das aspas duplas [“ ”], existem também aspas simples [ʽ ʼ]. Deverão ser usadas apenas para destacar palavras, expressões ou frases que já se encontrem dentro de um trecho destacado por aspas. Exemplo de frase com as aspas simples:
Como escreve 120 mil em números?
Como ser jovem aprendiz pelo CIEE?
Como se esconder no carro GTA 5?
Como escreve 2 milhões em números?
Como escreve 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10?
Como se encontram as moléculas no estado sólido líquido e gasoso?
Como se divertir em uma festa?
Como se escreve 110 em romanos?
Como calcular a pressão na água?
Como equilibrar em cima de um cavalo?
O que é Gestão Eletrônica de Documentos quais os benefícios que podem gerar para as empresas?