É importante evitar espremer a espinha interna, pois como não existe abertura para a camada mais superficial da pele, não é possível eliminar o pus, além de aumentar o risco de piorar os sintomas, como inflamação e dor local.
"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.
A espinha é quando bactérias tomam conta desse acúmulo de sebo e surge uma lesão inflamada –vermelha e inchada. Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.
“Antes de estourar a espinha, verifique se ela possui uma coloração amarela ou branca. Este tipo de alteração está mais próximo da superfície da pele, logo possui menos chances de causar manchas e cicatrizes ao ser espremida”, afirma o médico.
Se você começar a ver que a ponta está esbranquiçada (de pus), pode ser a hora de atacar. Mas, é melhor fazê-lo após o banho, quando a pele estiver limpa e macia. Além disso, separe álcool a 96º, uma agulha e um tecido 100% limpo.
32 curiosidades que você vai gostar
A agulha deve penetrar toda a cabeça da espinha. Puxe-a para fora, afastando-a do rosto, para que a ponta esbranquiçada rompa. Esprema com cuidado a pele em volta da ponta branca. Não aperte a cabeça da espinha em si: você deve espremer a região em volta dela para que o pus saia.
“Limpe a área com um algodão úmido e lave o rosto em seguida”, instrui Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vale também fazer uma compressa fria para reduzir o inchaço e a vermelhidão da região.
Incline a agulha e pressione-a, com cuidado, até que o pus comece a vazar pela espinha. Não enfie a espinha na pele em um ângulo reto, ou você pode se machucar. Caso saia sangue ou um líquido transparente da espinha, pare imediatamente.
É muito arriscado espremer espinhas e até cravos de uma determinada região do rosto. Esta região (triângulo perigoso da face) está compreendida no entorno dos lábios e do nariz (incluindo bochechas). As veias que drenam o sangue de nossa face possuem comunicação com o interior do crânio.
Qual a formação do conhecimento científico?
Como baiacu se defende dos predadores?
Pode usar cipermetrina em cachorro?
O que significa reticências entre colchetes?
Como jogar Cold War Zombies sozinho?
Como o New Deal recuperou a economia dos EUA?
Tem como usar música do Spotify como toque do celular?
Como os judeus se livraram dos romanos?
Quando usar coordenadas polares?
Como Mosca de Chiquititas está hoje?
Quantos centímetros a cortina tem que ficar do chão?