Se você retirar todo o mofo, além de alguns centímetros abaixo para garantir que vai jogar fora possíveis esporos imperceptíveis a olho nu, pode ser considerado seguro comê-la.
As raízes do bolor são microscópicas e podem se espalhar rapidamente através do pão poroso. Por isso, é desaconselhado tirar a parte mofada e comer o restante ou tentar raspar aquele fungo. Alguns mofos podem produzir substâncias nocivas e invisíveis –micotoxinas.
Por isso, podem ser consumidos desde que a parte contaminada seja removida. Ao remover a parte contaminada, retire alguns centímetros a mais em volta, mesmo que o queijo ainda pareça bom. Isso evita o consumo de toxinas ou de pequenos focos de mofo que ainda não se espalharam por completo.
A USDA recomenda que se retire as partes afetadas assim como um raio de 2,5 cm ao seu redor. Já vegetais e frutas moles e mais umedecidos pelo mofo devem ser descartados.
A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
44 curiosidades que você vai gostar
O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.
Tipos de doenças causadas pelo mofo
Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para se ter cuidado e não se comer fruta ou vegetais parcialmente podres, devido aos perigos dos bolores e micotoxinas.
“A dica é cortar ao redor da área afetada mantendo dois centímetros de distância do mofo”, afirma Uelington Pinto. Mas caso o bolor tenha se espalhado muito pelo tecido da fruta, o melhor é descartá-la. “E na hora do corte, nunca tocar com a faca na parte mofada para não contaminar o restante do alimento.”
Esqueça. Nem pense em cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto. Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer.
Assim como o parmesão, queijos considerados duros e semiduros, como gruyère, grana padano, pecorino, suíço, queijo prato e muçarela (acreditem, este nome é escrito com "ç"), são considerados seguros para serem comidos após a parte mofada ser cortada.
Já os queijos macios são os que mais requerem atenção. A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Outra dica, caso o queijo já tenha mofado, é umedecer o guardanapo com vinagre e passa-lo em volta do pedaço do queijo e em seguida leva-lo para a geladeira até notar que o vinagre foi absorvido. O vinagre não altera o sabor do queijo, mas trabalha na sua acidez contra a formação natural do mofo.
Também, se você encontrar mofo nos alimentos, há uma boa chance de que também esteja cheio de bactérias nesse ponto, o que significa que você ainda pode ficar doente. Sendo assim, melhor jogar o pão mofado no lixo e procurar outro lanche.
Borrife água no pão.Colocar uma toalha de papel molhada dentro do saco plástico, junto do pão.Jogar um pouco de água sobre o pão.Borrifar a água no saco em vez do pão.
Torrar o pão mata o fungo, mas, na maioria das vezes, não inativa a toxina produzida por ele, pois esta é resistente ao calor.
Uma das medidas para se evitar o crescimento de bolores em alimentos industrializados é a adição de aditivos. O ácido sórbico é, por exemplo, um aditivo utilizado em produtos de panificação para evitar o crescimento de bolores e leveduras.
Frutas e legumes de consistência firme, como pimentão, cenoura e mamão: pode ser consumido desde que retirado o fungo também a uma distância de cerca de 2cm da área contaminada; Para todos os demais casos recomenda-se o descarte dos alimentos mofados.
A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.
É comum cortar a área podre de uma maçã ou de um vegetal e comer o resto com a desculpa de que "o que não mata engorda", mas a OMS alerta para o perigo dos bolores e micotoxinas. Podem mesmo matar.
Normalmente, você logo joga fora e perde o alimento, que, neste caso, está mofado ou embolorado, como também pode ser chamado. O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica.
O mofo negro é toxigênico, ou seja, libera as chamadas micotoxinas que podem ser extremamente prejudiciais para os ocupantes da edificação. Evidentemente, algumas pessoas são mais sensíveis aos esporos dos fungos do que outras, e podem desenvolver sintomas respiratórios após a inalação de um pequeno número de esporos.
Para o Feng Shui, o mofo pode ser um sinal de que a energia do guá em que ele aparece não vai bem. ... A casa pode mostrar, por meio dessa manifestação física, que o relacionamento, o sucesso, o trabalho, a saúde, a criatividade, a família, os amigos e/ou a espiritualidade precisam de atenção.
– Casa com mofo, rachadura e bolor é sinal de morto em casa. – Fogão na frente da geladeira não pode. Não tenha oscilação constante de temperatura. – Não tenha colchão de pessoa que já desencarnou em casa.
Para muita gente, não há problema nenhum: ao se deparar com um pequeno mofo no pão ou em um pedaço de queijo, a primeira opção é pegar uma faca para retirar a parte embolorada e pronto, já pode comer; mesmo que isso não seja garantia alguma de que ela esteja de fato não comendo parte do bolor infiltrado no resto do ...
Como é feito faceta de porcelana?
Como saber se uma pessoa não é feliz?
Como adquirimos os estereótipos?
Como descobrir se um amigo gosta de você?
Que sinal é utilizado para marcar a separação das sílabas?
Qual a relação das emoções com a nossa memória?
Como escrever a palavra girassol?
Quando o homem pergunta se tá tudo bem?
Como são conhecido os primeiros tempos da história da Grécia?
Como saber que tem catalepsia?
Como são classificados os óxidos Brainly?
Quantas sílabas tem a palavra adoidado?
Como fazer estoque de leite materno?
O que significa a frase faça valer a pena?
Como saber se uma pessoa desfez a amizade no Facebook?