Pode somar atestado sem CID?

Pergunta de Mara Lima Azevedo em 27-05-2022
(45 votos)

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Como somar atestado sem CID?

Sendo assim, tendo em vista que, em regra, o CID não é obrigatório no atestado médico, independentemente do CID mencionado no atestado médico, ou mesmo se não houver a menção do CID, todos os atestados deverão se referir à mesma doença, para que a empresa faça a soma dos atestados.


Como funciona a soma de atestados?

Observamos que a soma dos atestados supera os 15 dias, ou seja, o empregador será responsável pelo pagamento da integralidade do primeiro e segundo atestados, e o terceiro atestado o empregador pagará apenas os três primeiros dias para totalizar os 15 dias de afastamento.

Precisa de CID em atestado?

O TST entende que as empresas não podem exigir o número de CID como requisito para o abono de faltas dos empregados, pois a cobrança dessa informação violaria direitos constitucionais do trabalhador, como sua privacidade.

Quando soma os atestados?

Durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença, incumbe à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário. 2º Quando a incapacidade ultrapassar quinze dias consecutivos, o segurado será encaminhado à perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social.

Atestado sem o CID vale?


16 curiosidades que você vai gostar

Qual o limite de atestado por mês?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Quantos dias de intervalo entre um atestado e outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Como calcular folha de pagamento com atestado médico?

Como calcular o afastamento com divisor conforme dias do mês? Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.1 - Na guia GERAL, clique na subguia CÁLCULO; ... Acesse o menu ARQUIVO, submenu SINDICATOS, clique na opção EMPREGADOS; ... Realize o cálculo da folha mensal do empregado que está afastado;

Quais CIDS podem ser somados?

Na leitura do Decreto 3.048/99, da Lei 8.213/91 e da IN 77/2015 não há qualquer dispositivo que permita tal prática, os atos normativos citam apenas a hipótese de mais de uma atestado com o mesmo CID. Dessa forma, os atestados com CID diferentes não podem ser somados.



Outras questões

O que faz o porcelanato fica embaçado?

Qual a distância de Porto Seguro a Praia do Espelho?

O que é terminologia técnica?

Como calcular cerâmica para parede?

Qual é o pior celular para jogar Free Fire?

Para que ocorra o escurecimento enzimático é necessário que haja três componentes oxigênio substrato e enzima?

Não é elemento essencial para caracterizar o ato ilícito?

Quando surgiu a educação inclusiva?

Quem desenhou o projeto de Brasília?

Como passar TCA no rosto?

Qual o tipo de vitiligo?

O que causa cochonilha nas plantas?

Qual gasta mais 127 ou 220V?

Qual a melhor qualidade de imagem JPG ou PNG?

Como recuperar o brilho do metal?

O que é bloqueado por falta de transferência gravame?

Quantos portais do end tem no Minecraft?

O que é uma água clorada?

Quem tem ataxia pode dirigir?

Como por margens num documento word?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com