Pode-se cobrar uma dívida depois de 5 anos?

Pergunta de Ricardo Anjos em 03-10-2025
(30 votos)

Respondendo à pergunta de maneira bem direta: não, não pode. Segundo o Artigo 205 do Código Civil Brasileiro, as dívidas têm um prazo de 5 anos, contado a partir da data de vencimento, para serem cobradas na Justiça. Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.

Quanto tempo depois uma dívida pode ser cobrada?

Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos. Depois desse prazo, o credor não pode mais acionar a Justiça para receber os valores devidos, nem deixar esse consumidor negativado.


Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?

Sim, elas podem.

Embora a legislação garanta a exclusão do título dos birôs de crédito, a dívida permanece ativa até que seja completamente quitada. De modo geral, o produto ou serviço prestado ainda pode ser cobrado pela empresa, seguindo todas as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O que acontece quando a dívida completa 5 anos?

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito. Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas.

O que acontece se o nome ficar mais de 5 anos no SPC?

Caso o devedor não pague sua dívida por 5 anos desde que ela não tenha sido levada à justiça para a cobrança, ela irá desaparecer dos bancos de dados como o Serasa, e a sua retirada significa também que o score será recalculado como se você tivesse quitado seu débito.

A DÍVIDA TEM MAIS DE CINCO ANOS. PODEM ME COBRAR? | Ronaldo Gotlib


45 curiosidades que você vai gostar

Quando a dívida caduca o score aumenta?

Mito! De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas prescrevem cinco anos após a data de vencimento. E o nome do consumidor não pode permanecer em cadastros de inadimplentes por período superior à prescrição. Por isso, os débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Quanto tempo o nome fica sujo no SPC e Serasa?

Como já mencionamos, após cinco anos a dívida caduca deixa de existir no cadastro de inadimplentes da Serasa e dos demais birôs de crédito.

É verdade que depois de 5 anos o nome limpa?

Sim! Depois de 5 anos o seu nome pode ficar limpo novamente, pois a dívida que negativou o seu nome caduca. Isso significa que você não poderá mais ser negativado pela mesma dívida e seu nome será removido dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.

Quais as dívidas que não prescrevem?

Resposta: De acordo com o Código Civil, o nome de uma pessoa só pode ficar por no máximo 5 anos no cadastro de inadimplentes. Este limite vale para cada uma das dívidas contraídas e não pagas. Isto também não significa que a dívida deixa de existir. Se o credor cobrar judicialmente a dívida, ela nunca irá prescrever.



Outras questões

Quantas multas gravíssimas posso tomar?

Como amamentar bebê com fenda palatina?

Como é o aumentativo de casa?

Quanto se ganha com um eBook na Amazon?

Quem tem gordura no fígado pode tomar cloreto de magnésio PA?

Quantos quilômetros o Fiat Uno 2013 faz com 1 l de gasolina?

O que é CPSA do FIES 2021?

O que significa ter um QI de 148?

Quem é o brasileiro mais conhecido no mundo?

O que acontece no G1 e G2?

Quanto valia 1 bitcoin em 2019?

Quantos metros tem uma Carreta 3 eixos?

O que é o método dedutivo?

Quanto tempo deixar o ácido azelaico no rosto?

Quem são os Hokages em Boruto?

Quem é embargante em um processo?

Quais as vantagens da produção industrial?

Qual a droga que tem cheiro forte?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com