Este achado indica que essas máscaras, depois de lavadas, não devam ser utilizadas em blocos cirúrgicos. Elas podem, porém, ser utilizadas para proteção contra as gotículas que são a via principal de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Não é obrigatório o uso de talheres, pratos e copos descartáveis. A limpeza com água e sabão é suficiente para eliminar o vírus da superfície dos utensílios. Lavadoras automáticas também fazem essa função.
Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.
• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.
44 curiosidades que você vai gostar
A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.
• Minimizar o contato com os outros moradores da residência
• Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
• Higiene constante do ambiente e das mãos
• Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa
Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.
Se compatível com a idade, os pais ou responsáveis podem manter o aprendizado da criança on-line, seguindo as orientações da escola.
As máscaras devem ser feitas nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, devem ficar bem ajustadas ao rosto e sem espaços nas laterais.
Qual a melhor caminhonete para se comprar?
Quais são os tipos de provas no processo penal?
O que é um conhecimento imediato?
Como a comunidade pode participar nas ações do Sistema Único de Saúde?
Quanto rende 1.000 reais na poupança Santander?
Qual o melhor horário para tomar cápsula de vitamina C?
Quem nomeia Comandante-geral da PM?
Como identificar um filho de Xangô?
Qual o consumo de papel no Brasil?
Qual a altura do tenista Tsitsipas?
Quem é mais forte Thor ou Odin?
É possível ganhar dinheiro com pesquisa?
Como controlar acidez do sangue?
Qual o nome do exame para saber se tem DST?