Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador Não há nenhum problema em adicionar aditivos diferentes no radiador. Porém, se você mistura um fluido com vida útil de 5 anos e outro com vida útil de 2, ambos passam a valer por somente dois anos.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Por ser concentrado, sua proporção de uso é de 40% a 60% da capacidade do sistema. Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.
O mesmo se aplica a locais de temperaturas extremamente baixas. Da mesma forma que a água não deve ebulir a 100º C para cumprir seu papel no sistema, também não deve congelar a 0º C. Além do mais, sem o aditivo, os componentes e peças metálicas acabam ficando expostos ao efeito corrosivo da água.
Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.
O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se mistura-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo. ... No entanto, pode-se utilizar também água filtrada.
É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador.
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.
O engenheiro Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil, atenta para outra questão: “não se deve misturar produtos de marcas diferentes”, pondera. Ele adverte que, se o aditivo para radiador tiver baixa qualidade, poderá até mesmo propiciar a formação de resíduos nas galerias de arrefecimento.
Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.
Quais são os tipos de periodização?
O que significa ginástica circense?
Qual a relação entre processo e atos processuais?
Qual é melhor aspirina ou AAS?
O que são doenças de armazenamento?
Quais foram as escolas filosóficas?
Como faço para acessar o servidor?
Qual o tamanho de fonte ideal para texto?
Quanto custa um Fusca ano 1975?
Qual cidade mais pobre do mundo?
Como fica o agravo retido no novo CPC?