Lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios, segundo Kevin Porto, tricologista e terapeuta capilar.
Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.
O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.
No entanto, ficar uma semana sem lavar o cabelo não é o ideal. A higienização deve ser feita no máximo a cada dois ou três dias", explica o médico.
Além disso, lavar o cabelo protege, hidrata e repara contra danos causados pelo sol e pelo cloro. Se você lava o cabelo diariamente mas não se encaixa em nenhuma dessas situações, fique tranquila: lavar o cabelo todo dia não faz mal.
20 curiosidades que você vai gostar
Em geral, é indicado fazer o cronograma capilar até que o cabelo seja totalmente recuperado - e isso pode durar até 6 meses. Mas, passado o tempo necessário, quando os fios estiverem bem saudáveis, é hora de trocar a rotina de três tratamentos por semana por uma escala mais espaçada.
No caso de Cronograma Capilar 2 vezes na semana (cabelos danificados, novamente) pode-se adaptar o cronograma acima como no exemplo abaixo: Semana 01: segunda - hidratação, quinta - nutrição. Semana 02: segunda - reconstrução, quinta - nutrição.
E é aí que entra o cronograma capilar. Esse sistema de tratamento é feito durante um mês, com um intervalo de no máximo uma semana entre uma fase e outra, de acordo com o estado dos seus fios: muito danificados, pouco danificados ou saudáveis.
Quem está pensando em fazer o cronograma capilar também pode se perguntar quantas vezes por semana é preciso lavar a cabeça. A verdade é que não existe uma regra que funcione em todos os casos, já que isso depende de fatores como nível de oleosidade do couro cabeludo e tendência ao ressecamento.
Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar? A duração do cronograma capilar também é individual, dependendo do estado do fio e de quais tratamentos ele precisa. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.
Os cabelos mais saudáveis, geralmente aqueles que não são tingidos ou modificados estruturalmente com química, precisam de reconstrução capilar com frequência reduzida. Fazer o procedimento uma vez por mês já agrada os fios, mas também é possível recorrer à reconstrução a cada 15 dias.
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para que esses cuidados sejam eficazes e tragam bons resultados, é importante que você fique de olho nas necessidades do seu fio!
Sempre comece pela hidratação. O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
Especialistas nessa área concordam que lavar o cabelo todos os dias é um hábito saudável, já que remove sujeira, secreções e descamações do próprio couro cabeludo. Além disso, também mantém o cabelo livre de terra, poeira, odores, gel de cabelo e resíduos que estão no ambiente e que o cabelo absorve facilmente.
De acordo com a dermatologista Andréa Sampaio, lavar os cabelos diariamente não faz mal, porém precisa seguir algumas regras para cada tipo de fio capilar. Para os fios oleosos, pode-se lavar uma vez ao dia e os secos, em dias alternados.
O ideal é não ficar mais de três dias sem lavar o cabelo, o lavando de duas a três vezes por semana. Se você fica muito tempo sem lavar o cabelo, isso pode alterar o PH do couro cabeludo, o deixando mais ácido.
Portanto, a falta de lavagens gera acúmulo excessivo de óleo, que pode virar dermatite seborreica e doenças ainda mais graves", segue Viviane. É importante, além de tudo, escolher cosméticos adequados para cada tipo de cabelo, respeitando as necessidades dos fios e a frequência de limpeza que eles exigem.
Depois de um mês
Além disso, será possível notar uma maior influência da poluição no cabelo e no couro cabeludo não lavados. Poeira, fumaça e qualquer outro poluente que você possa imaginar se sentirão em casa em cabelos oleosos. Tudo isso causará coceira, irritação e aumento do desconforto.
Como fazer a integração de um novo funcionário?
O que devemos fazer antes de ler a Bíblia?
O que significa o colesterol HDL alto?
Como iniciar uma partida no CS?
O que é um pullback no gráfico?
Quais são as tintas para pintar tela?
Como saber se o problema é de MMC ou MDC?
Como iniciar a multiplicação nas séries iniciais?
Como se diz cerveja em inglês?
Como ocorreu a elaboração dos pontos cardeais da Rosa-dos-ventos?
Como formatar notebook HP que não liga?
Como formatar um MacBook Pro 2010?
Como foi feito o filme dinossauro?
Como foram os primeiros contatos entre os nativos e os europeus?
Tem como formatar um computador remotamente?