- A limpeza diária deve ser feita com água e sabonete até onde os dedos alcançam, higienizando as dobras, o que sai de cerúmen pelo buraquinho do ouvido (conduto auditivo externo) e atrás das orelhas. - Não é correto o uso de hastes flexíveis, pois é comum introduzi-lo no conduto auditivo, o que pode causar problemas.
Enquanto alguns dizem que para se ter uma higiene saudável é necessário limpar os ouvidos com frequência, a verdade é que, toda cera produzida nos canais tem como principal função lubrificar e proteger, eliminando do sistema auditivo detritos e bactérias. Não é necessário limpar o ouvido com frequência.
COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM COLOCAR A AUDIÇÃO EM RISCO? A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.
Você deverá limpar seu furo 2 a 3 vezes por dia. Poderá usar um sabonete neutro ou soro fisiológico. Se for usar o sabonete, espalhe um pouco em suas mãos e esfregue até fazer espuma. Caso opte por utilizar o soro, pegue um cotonete e molhe no soro.
Nos casos mais graves, a dermatite pode gerar sangramentos e infecções. Além disso, torna a necessidade de remover o brinco uma ação bem dolorosa (não é incomum que a peça “grude” na orelha, devido à secreção).
“Isso piora a audição, causa zumbidos, dores e, se você machucar seu ouvido, pode causar até infecções. Sem falar nas possíveis perfurações da membrana timpânica”, diz Dolci. Segundo ele, o ideal é não tirar a cera.
Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são:
A regra básica para a higiene do ouvido é usar o cotonete para a limpeza apenas da parte externa da orelha. Quando usado na parte interna, além do risco de lesões, estará empurrando a cera para o interior. Outra maneira de fazer a limpeza é com uma toalha, preferencialmente após o banho.
2 – Atrás das orelhas Acontece que as glândulas sebáceas situadas nessa região não param de secretar sebo só porque nós não lembramos que ela existe, então acaba ocorrendo um acúmulo de bactérias por ali.
Se você usar algum acessório na cabeça, tenha cuidado redobrado com as orelhas. Use algo mais folgado e sem repetir antes de lavar. Vá ao pronto-socorro se você mostrar sinais de infecção por vários dias. As suas orelhas podem estar infecionadas se doerem ou apresentarem inflamação.
Se a orelha estiver quente ou você estiver com febre, uma infecção é bem provável. Procure atendimento médico o quanto antes. Se suspeitar de uma infecção, deixe o piercing na orelha. Por mais que seja tentador removê-lo, o ideal é consultar primeiro um médico.
Por isso é que para limpar o sistema auditivo é preciso ter cuidado. Veja a seguir se você sabe limpar a orelha corretamente, sem machucar nem deixar acumular cera. Leia tambémQual a maneira certa de limpar ouvido e orelha do bebê?Volume alto no fone é perigoso e pode causar surdezOtite: causas sintomas e tratamento
Caso tenha perfurado ambas as orelhas, deite de costas e evite ao máximo pressionar os piergins. Adapte o uso do telefone. Tome muito cuidado ao falar no telefone para não pressionar a orelha e não colocar o aparelho em contato direto com o piercing, pois ele provavelmente estará sujo e repleto de bactérias.
Como saber se a palavra é com X ou com CH?
Como saber se o seu relacionamento tem futuro?
Qual a diferença entre as cartas originais e falsas do Yu-gi-oh?
Quanto tempo dura a crise de labirintite?
Quando uma pessoa está em estado vegetativo?
Como saber se uma pessoa está fumando crack?
Como saber se minha CNH já foi emitida pelo Detran MG?
O que é uma nota fiscal tributada?
Como saber se tenho a pele boa?
Como é feito o exame pra saber se estou com cancro mole?
Como fazer muda de costela-de-adão da Folha?
O que deve ter em um desenho de conjunto?
O que pode substituir goma de tapioca?
Como é feita a identificação dos minerais?
O que é Cruzeiro do Sul e como podemos nos orientar por ele?