Cotton também diz que é possível de se jogar com 3 pessoas, nesse caso, ganha a "mão" quem vencer duas rodadas ou quem vencer uma e as outras duas der empate.
Truco é um jogo de cartas praticado em diversos locais da América do Sul e algumas regiões da Espanha e Itália. É um jogo de vazas jogado com o baralho espanhol, por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos.
Esta modalidade de jogo pode ser jogada com 2 ou 4 jogadores. No jogo de 2 jogadores cada um têm suas próprias cartas, possuem seus próprios jogos na mesa e joga-se um contra o outro. Cada participante fica posicionado em pontos extremos da mesa.
É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas. A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.
Qualquer jogador que olhar o fundo do baralho será penalizado com perda de um tento e se for o carteador perderá também o baralho. Caso vire uma ou mais cartas durante a carteada, terá que haver novo corte e nova distribuição de cartas, pelo mesmo carteador.
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MANILHAS. As Manilhas são cartas definidas no início de cada rodada. Manilhas são as quatro cartas (de paus, copas, espadas e ouros) subsequentes à carta virada (a "vira"). Por exemplo, se for virado um QUATRO, as Manilhas serão as cartas CINCO.
Quando o empate ocorre na terceira rodada, o vencedor da primeira ganha a mão. Caso todas as rodadas empatem, os jogadores não ganham pontos. Quando amarra no truco, a pessoa à direita de quem cangou é a primeira a mostrar sua maior carta.
Joga-se no sentido direto (anti-horário) e cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. O baralhar, cortar e distribuir as cartas segue uma ordem específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) tornará necessário repetir o processo.
Se quem recebeu 4 cartas foi um dos adversários do embaralhador, poderá pedir o tento logo que começar o jogo e levará 1 ponto. Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos.
Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor): paus > copas > espadas > ouros.
Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.
Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.
Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador.Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça.Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.
Quem TRUCA ou RETRUCA no escuro ganha, em caso de empatar a jogada. Entende-se que o desfecho poderá ocorrer na segunda ou terceira vaza, não sendo obrigatório matar a jogada já na segunda vaza, a qual poderá ser novamente embuchada e seu desfecho ocorrer na terceira vaza.
18 - EM CASO DE EMPATE NAS MAOS, E HOUVER TRUCADA QUEM CHAMAR TEM QUE ABRIR A CARTA DE QUEM TRUCOU, E QUEM TRUCAR COM A CARTA DO ADVERSARIO EXPOSTA TEM QUE MATAR A CARTA.
O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas. Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.
Truco Mineiro
Utiliza o baralho tradicional que pode ser o baralho 139 ou o NEO (40 cartas) e exclui as mesmas cartas da versão paulista. A diferença na versão mineira é as cartas mais altas do jogo, que são definidas antes mesmo delas começarem: 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
Manilha velha:
É como já está descrito acima, onde as manilhas são diferentes a cada mão, dependendo da "vira". Veja o exemplo abaixo, onde a "Vira" é um K, então as manilhas são os As. Note que, na regra manilha velha, não tem "vira", e as manilhas serão sempre as mesmas.
Se quem for cortar retirar alguma carta do monte, tem que devolvê-la ao monte de onde tirou a carta. 2.1. O jogador que está distribuindo as cartas deve receber o baralho de quem cortou e começar a distribuição pelo seu adversário à direita, distribuir UMA A UMA as cartas e VIRAR A ÚLTIMA. 2.2.
BARALHO. O truco mineiro é jogado com 40 cartas, retirando os coringas, 8, 9 e 10.
Como jogar truco argentinoSe houver empate na primeira mão, ganhará o jogador ou dupla que ganhe qualquer uma das mãos restantes.Se o jogador ou dupla ganhar uma mão, perder outra e empatar a 3ª, ganhará quem ganhou a primera mão.Se houver um empate nas 3 mãos seguidas, o jogador mão ganhará a rodada.
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