Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.
Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. ... Dependendo da intensidade da chuva — e se não houver boa proteção e cobertura —, é recomendado que o serviço seja adiado.
Já na hora de " Bater" a laje, encher ela, é recomendavel estar de garoa a até uma chuva moderada, assim ja dando inicio ao processo de cura. Só não é recomendavel estar caindo chuva forte ou temporal, devido a esta condiçôes levar parte do cimento embora.
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.
44 curiosidades que você vai gostar
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.
As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.
A água interfere na resistência final do concreto, e sua dosagem deve ser respeitada. ... Dependendo da intensidade da chuva, ela pode dificultar o acabamento da laje, logo que o concreto não terá a consistência esperada.
Laje Maciça
Essa é a laje mais comum. Consiste em uma placa de concreto armado, e é moldada no local da obra. Como o concreto se contrai e dilata de maneira uniforme, esse é o tipo de laje menos suscetível a trincas e fissuras.
Tenha sempre um suprimento de produtos para recapeamento à mão, para consertar os danos da chuva quando necessário. Misture o produto de recapeamento em um balde, seguindo as instruções da embalagem. O material para recapeamento precisa ser aplicado a uma superfície úmida assim que as condições do tempo permitirem.
Uma chuva fina pode até auxiliar nesse processo, uma vez que a laje terminada precisa ser umidificada para melhorar a resistência do concreto, mas nada de chuva forte. “O concreto não pode receber água demais porque senão atrapalha o serviço”, afirma José Maurício.
- Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.
A laje de isopor facilita também as instalações elétricas e tubulações, não absorve água na hora de aguar e tem melhor desempenho térmico e acústico em relação à laje de cerâmica, mantendo a temperatura interna. Há ainda a economia em concreto e aço e maior resistência à quebra.
Na arquitetura contemporânea que usa muito os telhados embutidos e escondidos, uma laje de cobertura com enchimento em EPS gera um conforto térmico melhor do que a de cerâmica. Ela é mais indicada para a construção de residências, bem como prédios de porte menor.
Como escolher o tipo de laje?Laje treliçada com cerâmica. Nesse tipo de laje, são instaladas lajotas de cerâmica entre as vigas. ... Laje treliçada com isopor. A laje pré-moldada treliçada também pode ser executada com peças de isopor. ... Laje maciça. A laje maciça é o modelo de produção mais difundido no país. ... Laje nervurada.
A concretagem de laje é um acabamento essencial, pois pode ser a etapa final da construção, caso não seja previsto a extensão da obra no projeto. Sendo assim, é muito importante que a estrutura tenha sido feita para resistir ao peso do imóvel e garantir um escoramento de segurança para toda a laje.
As vigotas são moldadas em formas de chapas metálicas de 3 mm de espessura, dobradas tipo calha, com 12 ou 13 cm de base por 3 cm de altura. Geralmente, para pré-lajes, adota-se a base de 25 cm, e para painéis, base de 1,25 metro.
Em geral, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm. A vigota treliçada utiliza vergalhões soldados entre si formando uma treliça. Por isso, essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios.
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
O tempo de cura pode variar muito, o aconselhável é 24 dias, mas, dependendo da região, se for muito úmida, poderá demorar ainda mais, por esse motivo é necessário que o engenheiro verifique o concreto antes que o mesmo recebe cargas de peso na sua superfície.
Após a concretagem é preciso esperar um prazo mínimo de 4 dias para remoção das peças provisórias do escoramento, mantendo apenas as fixas e, em alguns casos, realizando um reescoramento. Já a estrutura completa pode ser removida depois do 28º dia após a concretagem.
Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.
A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados).
R: Em sistema metálico, ficaria entre 1200 a 1700 reais / m2 da obra acabada... É bom avaliar o preço na sua região. Por aqui o preço de uma laje pré-moldada em EPS custa R$26-30/m² (Sem levar em conta o frete). Mas tem que inserir os custos com escoras, concreto, formas laterais, mão de obra, etc.
O que é a nuvem cumulus nimbus?
Como se lê os sustenidos na partitura?
Para que serve balão de ar quente?
Como se escreve os nomes das letras do alfabeto?
O que significa os números na tablatura?
Quantas letras possui o alfabeto russo?
Qual a diferença entre inciso e parágrafo?