Álgebra: conheça duas atividades para trabalhar nos Anos Iniciais
Álgebra é o ramo da Matemática que generaliza a aritmética. Isso significa que os conceitos e operações provenientes da aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão etc.) serão testados e sua eficácia será comprovada para todos os números pertencentes a determinados conjuntos numéricos.
De acordo com Lins e Gimenez (1997), entende-se que a álgebra, a aritmética e a geometria constituem os alicerces da matemática escolar relativamente ao ensino fundamental. Ensinar álgebra é possibilitar a formação do pensamento algébrico do indivíduo; como professores, concordamos com essa premissa.
Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que se aventurarem a ler o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem se assustar com uma nova unidade temática que só costumava surgir a partir do 6º ano: o eixo da Álgebra.
A presença da álgebra nos anos iniciais é desenvolver o pensamento algébrico, ou seja, pretende-se que através de situações matemáticas os estudantes possam identificar padrões, analisar regularidades e fazer generalizações. ... Essas generalizações se tornam ideias poderosas para fazer matemática.
Mesmo nas séries iniciais, as crianças já são capazes de resolver problemas algébricos usando tabelas e até equações para organizar seu raciocínio. O ensino tradicional da Matemática prevê que, nos primeiros anos da Educação Básica, o aluno resolva problemas aritméticos com níveis de dificuldade crescente.
Este trabalho baseia-se em reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da álgebra em sua fase introdutória com alunos do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental, tendo como produto final uma sequência didática com o objetivo de introduzir o pensamento algébrico de forma mais eficaz.
Em um primeiro momento, fazemos uma discussão acerca dos aspectos relacionados à introdução ao estudo da álgebra, abordando as dificuldades e os erros que os alunos apresentam à luz dos pensamentos de vários autores e pesquisadores em Educação Matemática.
Álgebra - história. I. Título. CDD: 512 (20a) Dedico este trabalho a todos os colegas docentes que, assim como eu, enfrentam com entusiasmo os desafios que surgem a cada dia na função de ensinar matemática. “Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROFMAT – PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL PATRICIA APARECIDA PINHEIRO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÃO CARLOS 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Como fazer fatores críticos de sucesso?
Como surgiu a geometria descritiva e quem é o seu criador?
O que a Bíblia diz sobre pregar o evangelho?
Quando operar pólipo de vesícula?
É possível que a nota de corte abaixa?
Quais são os fatores que promovem a cicatrização do enxerto?
Quais os Rs da sustentabilidade?
O que significa o inverno no xamanismo?
Quais são os produtos usados na escova progressiva?
Como consultar o abono salarial pelo CPF?
O que comer antes de entrar em jejum?
O que cachorro não pode comer de jeito nenhum?
Como exportar um livro do Kindle?
O que é um documento exemplos?