Embora a maioria das práticas administre a série inicial de vacinas essenciais em cães e gatos jovens em intervalos de 2 a 4 semanas, animais que ultrapassarem um intervalo de 6 semanas entre quaisquer doses iniciais devem receber pelo menos 2 doses adicionais, com intervalo de 2 a 4 semanas entre elas.
O intervalo de dias entre uma dose e outra são 21 a 30 dias, não podendo passar esse limite de data. O reforço deve ser realizado anualmente.
No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas essa programação pode variar.
Este reforço é mais simples e é realizado com uma dose de cada vacina, que podem ser dadas no mesmo dia. É preciso repetir o reforço todos os anos da vida do cachorro.
Vacina múltipla ou polivalente (V8 e V10)
Depois, deve ser reforçada anualmente. Além disso, as doses variam de acordo com a data de início da primeira aplicação, com intervalos de três e quatro semanas entre cada uma. Após a primeira etapa de imunização, exige reforço anual com dose única.
26 curiosidades que você vai gostar
Segundo o médico veterinário João Eduardo Pires, a probabilidade de uma vacina trazer problemas à saúde do animal é pequena, mas não é descartada. "A conservação da vacina ou a aplicação errada é que pode ocasionar um problema de eficiência vacinal", explicou.
Não é recomendando perder ou modificar o protocolo vacinal, sendo uma vez iniciado o mesmo, o animal deve receber as vacinas nas datas corretas, pois atrasando a vacinação, a imunidade do animal fica falha, tendo que refazer as vacinas para uma maior segurança do seu pet.
Mas vale lembrar que a V10 não é uma dose única, ela costuma ter três doses com o intervalo de seis semanas entre cada uma. Sendo assim, logo quando filhotinho, a primeira dose da vacina V10 é administrada quando o pet tem entre 6 a 8 semanas de vida, a segunda dose com 12 semanas e terceira com 16 semanas.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.
Qual é a droga mais forte do mundo?
Quem vai ser o novo goleiro do Corinthians?
Como funciona o sistema Flex One?
O que é preciso para praticar hipismo?
Qual a diferença do alongamento dinâmico e estático?
Qual a diferença entre arquivo morto e inativo?
Como acabar com interferência na caixa de som?
Qual a cor que representa a família?
Quantas vezes posso passar vitamina C no rosto?
Qual a praia mais bonita de São Miguel dos Milagres?
Como se chama cultivo de plantas?
O que é bom para acabar insônia?
O que é o letramento na Educação Infantil?
Quantos litros de oxigênio consumimos por minuto?
Quais são as causas do crescimento da população mundial?
Qual CST usar para venda de sucata?
O que eu posso usar para substituir o primer?