) é a distância do centro da Terra a um ponto na superfície ou próximo a ela. Aproximando a figura da Terra por um esferoide terrestre, o raio varia de um máximo de quase 6.378 km (raio equatorial, denotado a) a um mínimo de quase 6.357 km (raio polar, denotado b).
Contando os segundos entre o "clarão" do raio e o trovão que você ouve e multiplicando por 300 tem-se a distância em metros do local onde ocorreu a descarga. Assim, se você ver o clarão e contar até oito, por exemplo, significa que o raio "caiu" a 2.400 metros do local onde você se encontra.
O tipo mais comum de raio ocorre no interior das próprias nuvens, embora ocorram descargas entre duas nuvens, entre a nuvem e o ar e entre a nuvem e o solo. Tudo depende de como as cargas elétricas distribuem-se no interior das nuvens.
“Um carro também é um local seguro para ficar em tempestades de raios porque ele é feito de metal e funciona como uma gaiola protetora. Como toda a pessoa é envolvida pelo material, ela está basicamente dentro de uma cúpula metálica, onde o raio descarrega e pode percorrer com segurança até o solo.
Leva apenas alguns milésimos de segundos para se ser atingido por um raio. Depois disso, nada mais é como antes. Afinal, tal evento pode gerar temperaturas em torno de 50 mil graus Celsius, tão quente quanto a superfície do Sol.
Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som. ... A distância de um raio em relação ao seu observador pode ser estabelecida através da contagem dos segundos entre o relampejo e o trovão.
A partir do momento em que o raio caiu você calcula o tempo que ouviu o trovão (o som do raio), multiplique esse valor por 348 e terá a distância, em metros, que o raio caiu. Por exemplo, se, ao ver um raio, você ouve o relâmpago depois de 5 segundos, então o raio caiu a 1740 metros.
E não é muito raro nós tomarmos um grande susto com um raio que cai por perto e faz todo aquele barulho. E se prestarmos atenção, podemos até saber a que distância ele caiu da gente. A luz viaja a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja, ela chega “instantaneamente” aos nossos olhos, mesmo que o raio ocorra bem longe.
Assim: Desta forma, caso escutemos um trovão após 6 s da visualização de um raio, a distância aproximada onde o raio caiu foi de 2.040 m ou cerca de 2 k m. Observação: quando iniciamos a contagem, devemos iniciar do zero, ou seja, quando visualizamos o relâmpago, simultaneamente, iniciamos a contagem: 0, 1, 2, ⋯ e paramos quando ouvimos o trovão.
Calcular a distância de um raio pode servir para manter sua paz de espírito se você estiver num local seguro; mas também pode ajudá-lo a saber se você precisa encontrar esse local seguro o mais rápido possível. Então, a qual distância você estava do raio? Leia mais para descobrir. Procure por um clarão de relâmpago no céu.
O que trabalhar nos campos de experiência da Educação Infantil?
Quais tipos de sentenças não são proposições?
Em que momento poderá ser invocado a denunciação da lide chamamento ao processo?
Quantos funcionários tem a Via Varejo?
Quais são os benefícios do CAT?
Como identificar figuras de linguagem?
O que significa notificação da conversão de autuação de infração de trânsito em penalidade?
Quantos ml de óleo 2T por litro de gasolina para roçadeira?
Como podemos definir o patrimônio cultural e imaterial?
Como tirar manchas de piso escuro?
Qual tipo de laje fica mais barata?
Qual cor de cortina combina com parede bege?
Quando o útero começa a crescer na gravidez?
Qual a descendência do Apóstolo Paulo?
São princípios específicos do processo civil?