Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
Se você quer economizar, também, em manutenção veicular, aposte em gasolina aditivada. O combustível que ajuda a limpar o motor aumenta a vida útil do equipamento e reduz as visitas a oficinas para revisão e manutenção — o que significa que você vai gastar menos para manter o carro em perfeito funcionamento.
Ela é indicada para carros antigos e, especialmente, para aqueles que possuem carburador no lugar da injeção eletrônica. Para esses veículos, uma grande vantagem em receber a gasolina aditivada está nos anticorrosivos que ela possui.
A gasolina aditivada pode ficar armazenada por um tempo duas vezes maior quando comparado ao da gasolina comum. Afinal, ela possui redutores de oxidação possibilitando uma estocagem de até 18 meses em postos de combustível. Já nos carros, ela tem um prazo de validade superior a 10 meses.
É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.
30 curiosidades que você vai gostar
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
Então, sim, misturar a gasolina comum com a aditivada não só é possível, como é recomendável.
Ou seja, bem estocada, a gasolina comum pode resistir até seis meses nos reservatórios dos postos de combustíveis.
Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.
Todos os carros nacionais podem se abastecer com qualquer tipo de gasolina ou etanol disponível nos postos. No combustível derivado do petróleo, recomenda-se usar a aditivada. Ou a comum, acrescentando-se o frasco de aditivo de acordo com as instruções do fabricante.
Você pode encher o tanque com ela a cada cinco tanques de gasolina comum, por exemplo. Para veículos que são usados em condições severas, como grande intensidade de engarrafamentos, a importância dos aditivos se torna ainda maior e, por isso, o abastecimento com gasolina aditivada deve ser mais frequente.
A Honda recomenda gasolina comum
Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável.
Nos dias mais frios, ter o tanquinho de partida a frio vazio pode causar estresse. Entretanto, não existe um intervalo específico para reabastecer. Por outro lado, é importante que essa gasolina não permaneça mais de 3 meses sem uso.
Em dias muito quentes, com um carro parado no sol, a tendência é que o combustível evapore. Isso é uma ação normal (do contrário, o tanque explodiria pela pressão dos gases), mas com o reservatório mais vazio, a tendência é que o combustível evapore mais rápido.
“Não estraga não. O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.
Pois é, apesar de desconhecida pela maior parte dos motoristas, a validade da gasolina existe. De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque.
O desabastecimento levou inúmeros motoristas para os postos de combustíveis brasileiros. Muitos ficaram horas nas filas com galões, na esperança de levar para casa uma reserva de gasolina ou etanol. O que pode não ser de conhecimento público, no entanto, é que estocar combustível é crime de ordem econômica e ambiental.
A mistura do Óleo 2T STIHL só deve ser feita quando a maquina for utilizada pois a gasolina e o óleo não podem ficar misturados por mais de 5 dias. Caso ocorra, recomenda-se o despejo da mistura velha em um local apropriado e uma nova preparação para uma nova utilização do equipamento.
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.
Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
O que acontece é que a gasolina aditivada mantém o motor sempre limpo, ao contrário da gasolina comum. Por isso, garante um desempenho bem perto do original. Isso explica por que existe a impressão de que rende mais.
Um reservatório vazio pode também ser um sintoma, causado por um vazamento em alguma parte do sistema de alimentação do veículo. Isso deve ser verificado para evitar acidentes ou problemas mecânicos. Reservatório partida a frio: universal é ficar de olho no nível do combustível!
Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.
O que significa dentro do sistema de gestão ambiental monitorar medir analisar e avaliar?
O que fazer se for queimado por água viva?
Como ocorre o monitoramento ambiental por sensoriamento remoto?
Como ocorre o movimento na célula?
Como ocorre o processo de mimetismo?
Como ocorre os movimentos da Terra?
Quais são as transformações que ocorrem nas máquinas térmicas?
Como acalmar crianças com síndrome de Down?
Como ocorre a transmissão vetorial da doença de Chagas?
Como ocorre o solstício e equinócio?
Como e onde que a glicose é estocada no nosso organismo?
Como ligar lâmpada de LED no interruptor?
O que são conflitos emocionais?
Como saber se o problema é no termostato?
Como saber a nota do vestibular da Unopar?