Os para-raios são usados para direcionar as descargas elétricas atmosféricas para o solo. A incidência das descargas elétricas pode causar danos a estruturas, equipamentos e, até mesmo, a pessoas e animais.
Você sabe qual a função de um pára-raios? ... Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.
O para-raios é uma haste metálica pontiaguda ligada ao chão por meio de um fio terra. A sua função é ser um caminho seguro em caso de queda de raios. ... O para-raios foi construído por Benjamin Franklin e é constituído por uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre.
Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.
O para-raios funciona como uma proteção à rede elétrica e a equipamentos ligados a ela por utilizar a indução eletrostática (poder das pontas) para promover um caminho mais fácil a essas descargas elétricas do que ao atingir o dispositivo, de modo que percorrem os cabos até dissipar sua energia no solo.
40 curiosidades que você vai gostar
Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.
O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
Que contenha materiais inflamáveis;
Prédios com mais de 30 metros de altura;
Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
Entre outros requisitos.
O barulho do trovão demora um tempo para chegar até nós, já que a velocidade da luz é bem maior do que a do som. Para saber mais ou menos a que distância um raio está de você, conte o tempo em segundos, do momento em que ver a luz do relâmpago até quando ouvir o som do trovão.
Seu sistema é constituído por uma haste metálica, em geral cobre ou alumínio, ligada ao solo, por fios condutores também feitos desses metais. Em sua extremidade superior, existe uma coroa com três ou mais pontas revestida por platina, em função do forte calor gerado pelos raios.
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.
No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.
Para se proteger, evite permanecer em locais muito abertos ou andar com meios de transportes sem coberturas, como motos e bicicletas. Não fique perto de tomadas, nem use aparelhos eletrônicos ligados à elas e não carregue objetos metálicos.
Instalar para-raio em local residencial
O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.
O para-raios para poder cumprir a sua função, deve ser instalado sempre acima da parte mais elevada do edifício ou estrutura a proteger, deste modo captará a descarga elétrica do raio e permitirá um caminho seguro da corrente até à terra.
Ao ocorrer uma descarga atmosférica na estrutura, nos cabos pára-raios ou nos condutores de fase, uma parcela da corrente de surto fluirá através do pára-raios, originando uma tensão residual entre os seus terminais que limitará a tensão resultante na cadeia de isoladores.
O sistema de distribuição de energia elétrica conta com equipamentos que atuam como pára-raios, para minimizar danos aos cabos, postes e outros equipamentos. No entanto, o sistema pode ter falhas. ... Uma descarga elétrica pode partir o poste já fragilizado, causando um grave acidente.
Os raios são descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens se carregam eletricamente. ... Para que tal descarga aconteça é necessário que o solo tenha carga elétrica oposta à contida nas nuvens, pois dessa forma ocorre a atração entre elas e por fim a descarga é liberada pela nuvem.
Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som. ... O som captado pelo ouvido humano é resultado da combinação de três momentos que acontecem muito rapidamente durante a descarga elétrica.
Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo (quase 300.000 Km/s) no vácuo, o som se propaga no ar a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.
Uma pessoa que se encontra no mar ou no rio a bordo de um barco não correrá tanto risco, pois não se encontra em contato com a água, por onde passará a corrente elétrica do raio. Ao atingir o chão, por exemplo, um raio tem sua corrente elétrica difundida pelo solo. ... Para uma mesma distância, no mar seria mais perigoso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais:
edifícios com mais de 30 metros de altura;
edificações que têm mais de 1.500 m², sendo que essa regra engloba o comércio e o setor industrial;
edificações situadas em áreas com elevado índice de descarga atmosférica;
Conhecidos popularmente no mercado como SPDA, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, são uma exigência do corpo de bombeiros, precisam ter a NBR-5419 da ABNT como norma regulamentada, e podem ser instalados em diversos estabelecimentos, como residências e indústrias em geral.
Esta instalação é feita com a cravação da primeira haste, sendo em seguida colocada uma luva cônica de latão que estará interligando a primeira haste com a segunda, e tão logo a segunda esteja cravada, repete-se o processo para se adicionar uma terceira haste.
Qual o antialérgico mais potente?
Quais números não são irracionais?
Qual a região mais industrializada do Brasil é pq?
Qual remédio para matar bicho geográfico?
Quando o útero não volta ao normal depois do parto?
Qual é a melhor faculdade de medicina do Brasil?
Como se escreve 20 mil em números?
Como conservar o shimeji na geladeira?
Por que dormir de meia faz mal?
Como saber se você está perdendo gordura?
Quanto vale 1 criptomoeda AXS?
Qual é o texto mais antigo da humanidade?
Qual pergunta fazer para um amigo?