Conhecer o teor de umidade é essencial e determinante na previsão do comportamento dos solos que serão utilizados em diversas áreas da construção civil, como por exemplo, na construção de barragens e de terraplenagens para estradas.
A análise do teor de sólidos/umidade serve para determinar a quantidade de água em uma determinada substância e é de extrema importância em diversos processos industriais, pois pode afetar a vida útil, usabilidade, processabilidade e qualidade de um produto.
O conhecimento da umidade do solo é essencial para a cultura irrigada, por indicar em que condições hídricas o solo encontra-se, auxiliando na redução dos gastos com água e energia elétrica. O monitoramento determinará quando e quanto irrigar, com aplicações controladas e pontuais de água.
Teor de umidade é a quantidade de umidade na amostra, dada como uma porcentagem do peso original (úmido) da amostra. Teor seco é a quantidade de sólidos que são deixados após a secagem, dada como uma porcentagem do peso original (úmido) da amostra.
A determinação de umidade em grãos é um parâmetro de qualidade importante, uma vez que o teor de água presente no alimento tem influência tanto no armazenamento quanto na comercialização do produto. Os métodos usados como referência na determinação de umidade em grãos empregam a perda por dessecação em estufa (LOD).
18 curiosidades que você vai gostar
O teor de água é de grande importância na produção de alimentos, pois têm influência direta no controle da taxa de deterioração por microrganismos e reações enzimáticas e químicas que ocorrem durante a armazenagem (FELLOWS, 2006).
A água representa um dos nutrientes mais importantes na produção animal, pois é ela quem vai realizar o transporte de substâncias entre as células, retirar moléculas tóxicas, estabilizar a temperatura corporal e participar de reações químicas e enzimáticas no alimento produzido.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Enquanto o teor de umidade simplesmente define a quantidade de água nos alimentos e ingredientes, a atividade de água, em termos práticos, é uma medida que permite avaliar a disponibilidade de água no alimento que estaria susceptível a diversas reações (químicas, enzimáticas) ou para uso dos microrganismos presentes.
A análise de umidade serve para determinar a quantidade de água em uma substância. Geralmente, a análise de umidade é relatada como um por cento da umidade numa base de peso.
Principais métodos de determinação da umidade do solo– Blocos de resistência elétrica. ... – Tensiômetro. ... – Condutividade térmica. ... – Irrigás. ... Fonte:
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
Métodos de Determinação de Umidade por Secagem SECAGEM EM ESTUFAS. A secagem em estufas é o método mais utilizado em alimentos e se baseia na remoção da água por aquecimento. ... SECAGEM POR RADIAÇÃO INFRAVERMELHA. ... SECAGEM EM FORNO DE MICROONDAS. ... SECAGEM EM DESSECADORES.
O Limite de liquidez marca a transição do estado plástico ao estado líquido. È representado por LL, e expresso em porcentagem. A Curva de Fluidez é a curva resultante da representação gráfica da relação dos teores de umidade, marcados em abscissas, com os números de golpes correspondentes, marcados em ordenadas.
O teor de umidade no mel tem um papel decisivo sob o ponto de vista da quali- dade e estabilidade. A quantidade de água presente no mel afeta propriedades físicas e sensoriais como cor, viscosidade, sabor, peso específico, solubilidade, determinando, dessa forma, seu valor comercial [1–3].
O termo atividade de água (aW) refere-se à relação entre a pressão do vapor da água presente em alimento e a pressão do vapor de água pura à mesma temperatura. A avaliação ocorre numa escala de 0 a 1, sendo que 1 representa a água pura.
A umidade relativa interfere diretamente na atividade de água do alimento. Se armazenarmos um alimento de baixa Aa em ambiente com alta UR, a atividade de água do alimento aumentará, podendo sofrer deterioração por microrganismos.
O principal a ser averiguado é a atividade da água, sendo que atividades baixas provocam a ocorrência de características sensoriais nos alimentos; atividades intermediárias acarretam reações químicas e enzimáticas nos alimentos; e atividades elevadas provocam crescimento microbiano.
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
O que você espera da remoção da água dos alimentos no que diz respeito à sua conservação? ... Esta água é eliminada com relativa facilidade durante o processamento. Espera-se, de uma forma geral, que quanto menos água livre, menos sujeito à deterioração estará o alimento.
A atividade de água influencia de forma direta na conservação dos alimentos pois ela interfere na velocidade das reações de deterioração dos alimentos. A aw é determinada através da medida direta em aparelhos ( medidores de aw).
Enquanto o teor de umidade simplesmente define a quantidade de água nos alimentos e ingredientes, a atividade de água, em termos práticos, é uma medida que permite avaliar a disponibilidade de água no alimento que estaria susceptível a diversas reações (químicas, enzimáticas) ou para uso dos microrganismos presentes.
Quanto maior for a atividade da água, mais rápido esse alimento irá se deteriorar. Alimentos com baixa atividade da água podem ficar estocados por tempo maior pois possuem baixa deterioração microbiana.
A umidade do solo foi determinada pelos métodos de estufa de secagem, forno de micro-ondas doméstico e balança de infravermelho, em duplicata para cada repetição. O processo de secagem pelo em estufa de secagem a 105ºC por 48 horas, foi segundo EMBRAPA (1997).
A gravimetria de volatilização é um método comum usado para determinar umidade em alimentos. Neste processo, o alimento é colocado em um equipamento dessecador a uma dada temperatura, a qual provoca vaporização da umidade presente no alimento.
Qual é a porcentagem que resta na floresta Amazônica?
São atividades da estratégia de Saúde da Família ESF?
Qual a importância da densidade no nosso cotidiano?
O que fazer quando o sentimento não é recíproco?
Quantas calorias tem 100g de bife de panela?
Quanto o padre cobra para celebrar o casamento?
Como ficou o licenciamento ambiental?
Qual é a maionese mais saudável?
Qual a natureza jurídica da interceptação telefônica?
O que significa comorbidade na Covid 19?
Como age uma pessoa incoerente?
O que é um inflamassoma e qual receptor está envolvido?
Quais são os tipos de arquivamento?
Qual é a diferença entre melodia e harmonia?