A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos; A ausência de resíduos em alimentos; A não toxidez para a saúde humana; E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.
O controle biológico pode ser definido como o uso de um organismo, ou organismos, na regulação de uma população. Este organismo utilizado pode pertencer a diferentes classes como insetos predadores e parasitoides (para outros insetos) ou microrganismos, como vírus, bactérias e fungos (para insetos-praga e patógenos).
É o caso do uso de inimigos naturais de pragas que possam controlar as populações, principalmente dos insetos que competem com o homem. Os canaviais, por exemplo, podem ser protegidos de certas espécies de insetos comedores das folhas da cana-de-açúcar através do uso de fungos parasitas desses insetos.
Resumo: O controle biológico clássico, refere-se à exploração, introdução, criação, liberação, estabelecimento e colonização de inimigos naturais, com o objetivo de reduzir o nível populacional de um determinado organismo indesejável.
36 curiosidades que você vai gostar
O controle biológico de praga pode ser dividido em quatro tipos: artificial, natural, clássico e o aplicado.
O controle biológico conservativo é a estratégia que deve ser incrementada e aplicada para otimizar e aumentar a eficiência do controle de pragas (VENZON et al., 2005). A conservação de inimigos naturais é uma das práticas mais importantes e disponíveis de controle biológico para os produtores de hortaliças.
O controle biológico pode ser realizado através de parasitoides, predadores e entomopatógenos:Parasitoides. São insetos que parasitam as pragas, impedindo que elas cheguem na fase reprodutiva, se alimentando do hospedeiro, fazendo-o morrer. ... Predadores. São insetos maiores que os insetos-praga. ... Entomopatógenos.
Existem três estratégias básicas para o controle biológico de pragas: clássico (importação), onde um inimigo natural de uma praga é introduzido na esperança de conseguir controle; indutivo (aumento), no qual uma grande população de inimigos naturais são administrados para controle rápido de pragas; e inoculativo ( ...
Quanto tempo dura lâmpada LED inteligente?
Como trabalhar com visto de estudante?
Como fazer o cartão Bolsa Família online?
O que é uma imagem real em um espelho?
O que são antígenos e anticorpos Eles possuem a mesma função?
Por que o cinema é a sétima arte?
Quem era a deusa Diana Na mitologia grega?
Quais são as quatro etapas do processo de treinamento?
O que significa o código 1007 no INSS?
Qual é o valor do IPVA do Onix 2013 10?
Qual faculdade devo fazer para entrar na Marinha?
Qual é o local de trabalho dos vereadores?
Qual a diferença em jurisdição nacional exclusiva e concorrente?
Qual a importância do Hino Nacional para Educação Infantil?
Qual era a função do Quadrante nas grandes navegações?
Qual é o melhor jornal do Brasil?
O que significa a interdição de uma pessoa?