O contador de Geiger, também conhecido por contador de Geiger-Müller, consiste num dispositivo usado para detetar e medir radiação ionizante muito energética (partículas alfa e beta, e raios gama e cósmicos).
O contador Geiger foi inventado por Hans Geiger em 1908 para medir os níveis de radiação em corpos e no ambiente. Ele contém um tubo com argônio, que se ioniza ao ser atravessado por partículas alfa e beta da radiação, fechando o circuito elétrico e acionando o contador.
Entre os fatores que influem na eficiência absoluta estão a distância do emissor, o tipo do feixe emitido (radial, colimado), o meio entre o detector e a fonte emissora, além daqueles que influenciam na eficiência intrínseca do detector.
Comece desenhando seu circuito na placa com um marcador permanente. A seguir, misture uma combinação de 2 a 1 de peróxido de hidrogênio e ácido clorídrico em uma bacia pouco profunda. Com as luvas postas, coloque a placa na solução de ácido e deixe repousar durante 2 ou 3 minutos.
Para começar, construímos uma superfície extremamente gelada utilizando gelo seco (dióxido de carbono/”gás carbônico” em sua forma sólida), uma caixa de isopor, um cobertor e uma chapa metálica pintada de preta. O segundo passo foi colar uma esponja no fundo de um pequeno aquário com cola quente.
31 curiosidades que você vai gostar
O mais usado é o contador geiger, composto de um tubo de metal, cheio de gás (geralmente argônio) atravessado por um fio. “A radiação entra no medidor por meio de uma pequena abertura, chamada janela”, explica o físico Olácio Dietzsch, da Universidade de São Paulo.
O contador Geiger (também contador Geiger-Müller ou contador G-M) serve para medir certas radiações ionizantes (partículas alfa, beta ou radiação gama e raios-X, mas não os nêutrons).
A radiação entra no medidor por uma pequena abertura e, ao entrar em contato com o gás, produz cargas positivas e negativas, criando um campo elétrico no detector de radiação, sendo o fio o polo positivo e o tubo, o polo negativo.
Um detector de radiação consiste essencialmente na criação de um sinal eléctrico resultante da interacção da radiação com a matéria, neste caso presente no detector. Usado principalmente quando se deseja detectar uma taxa média de ocorrência de eventos (ex: Câmara de ionização).
Qual a fórmula para calcular o Delta?
O que é aparelho de apoio de neoprene fretado?
Qual a diferença entre punição positiva e negativa?
Quais os sintomas depois da aplicação de espuma?
Como substituir a palavra estou?
Como identificar uma oração substantiva?
O que colocar na unha arrancada?
O que fazer com cobrança de dívidas prescritas?
Qual é a estrutura fundiária do Brasil?
Quais são os principais problemas da atualidade?
Como consultar alvará de localização e funcionamento?
Qual é o rosto mais simétrico do mundo?
Quanto rende um saco de cimento e cola?
Como guardar o gin depois de aberto?
Quantos docinhos para 70 pessoas?