O bambu também ajuda na manutenção das espécies, previne a erosão, é biodegradável e regula as águas subterrâneas. "Um único hectare de bambu acumula água subterrânea suficiente para abastecer 150 pessoas", diz Gallo.
O bambu é uma alternativa útil como material estrutural em substituição ao uso abusivo do aço e do concreto. Em relação às suas propriedades, o bambu apresenta grande resistência e boa trabalhabilidade, além de possuir características semelhantes às do aço, principalmente quanto à resistência à tração.
Daí a necessidade de utilizar-se de bambus recém-cortados no processo. A impregnação total dura entre 5 e 6 dias, segundo Ghavami e Marinho [6].
As espécies de bambu mais indicadas para o uso estrutural na construção civil são: Taquaruço, Dendrocalamus e Phyllostachys pubescens.
Telhados desse tipo podem durar 100 anos.
21 curiosidades que você vai gostar
A vida útil de um colmo de bambu não tratado é de 1-3 anos, quando em local aberto e em contato com o solo; e de 4-6 anos, em local com cobertura e sem contato com o solo (Janssen, J.J., 2000), no entanto, quando feito o correto manejo e tratamento indica-se que o bambu pode ter a durabilidade média de 5 a 20 anos.
Qual a durabilidade de uma cerca de bambu? Segundo profissionais da área ambiental, a vida útil do bambu “in natura” , dependendo das condições de armazenamento e exposição pode chegar a 15 anos.
Bambu-verde-amarelo chega a ser tão resistente quanto o concreto | Flora | G1.
Plante com o colmo acima da terra e o rizoma abaixo, a 30 ou 50 cm. No caso de rizomas leptomorfos, corte aquela parte que tiver algumas gemas, e se tiver colmo, acima do primeiro nó. Plante com o rizoma enterrado a 30 cm.
O gênero Guadua afirmam ser o melhor bambu para construçào do mundo. Ele tem paredes espessas e ótima resistência, sendo o material de casas centenárias na colômbia. Existem espécies de Guadua nativas do Brasil como o tagoara, mas o angustifolia adapta-se bem ao nosso clima, e não deve ser menosprezado.
Segundo o professor Ghavani, o material é resistente o suficiente para substituir o aço em algumas estruturas, além de não poluir, ser renovável, forte e flexível. Complementando as vantagens do uso desta planta, estão a economia e a durabilidade. Quando tratado adequadamente, o material pode durar até 25 anos.
O pergolado de bambu simples pode durar até 15 anos. Mas esse tempo vai depender da espécie do bambu utilizado no projeto, armazenamento e manutenção. O ideal é investir em bambus com pouco amido, para evitar que o material apodreça rapidamente.
As fibras do bambu são orientadas no sentido paralelo ao eixo do colmo, por isso, a resistência à tração longitudinal às fibras é sempre bem expressiva e é elevada se comparada a outros materiais podendo para algumas espécies atingir até 370 MPa.
Apesar de ser uma gramínea, ele é a melhor alternativa sustentável à madeira. Ele cresce rápido nos mais diversos climas e solos, capta uma grande quantidade de CO2 do ar, tem uma enorme resistência e flexibilidade, além de ter um transporte fácil por ser leve e compacto.
O bambu é considerado um material leve, versátil, resistente, tem baixo consumo de produção e fora os benefícios ao meio ambiente como: eficiência no resgate de CO2, onde ajudaria na redução do efeito estufa.
Ele alcança essa resistência devido à sua estrutura tubular oca, um produto da evolução ao longo de milênios para resistir aos esforços do vento em seu habitat natural. Essa estrutura leve também se mostra fácil de colher e transportar.
O bambu caracteriza-se pelo seu rápido crescimento, send a mais rápida de todas as plantas da Terra. O bambu moso só precisa de 5 anos para alcançar a altura de uma planta adulta e adquirir a dureza que necessita para o seu processamento. Os rebentos novos chegam a medir entre 12 e 15 metros em poucos meses.
Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície. Ai em pouco tempo, cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros.
PRODUÇÃO Em média, os bambus tornam-se adultos entre o oitavo e o décimo ano de cultivo, embora no quinto ano de algumas variedades já é possível colher de 20% a 50% dos colmos. Cada touceira obtém de cinco a dez colmos em 12 meses, podendo atingir mais de 1.500 por hectare.
Mas na prática, qual a diferença entre bambu e taquara? Bom, de uma forma geral, dá para considerar tudo como “bambu” simplesmente. Porém, a taquara é um grupo de espécie nativa encontrada na América do Sul, em especial, no Brasil.
O interior pode ser preenchido com cimento, o que aumenta a resistência e a durabilidade da parte inferior da peça.
Existem no mundo em torno de 1.300 espécies de bambu. O Brasil é líder de ocorrência nas Américas, com cerca de 200 espécies, entre nativas e exóticas, sendo a grande maioria endêmica.
Por outro lado, o bambu gera muito menos impacto ambiental, além de não emitir gás carbônico principal responsável pelo aquecimento global, é um recurso renovável que alcança o estágio para o uso na construção civil no sétimo ano de vida, e as colheitas seguintes podem ser feitas ano a ano por tempo indeterminado.
Quanto tempo hidroclorotiazida faz efeito?
O que é bom para acabar com abscesso?
Qual o melhor horário para operar EUR USD?
Qual a melhor estação para o plantio?
Quem era o marido da rainha Vitória?
Quanto custa ter um bebê em Miami?
Qual é o país que mais consome coca-cola?
O que foi a grande seca de 1915 no Nordeste?
Quais os sinais de um bebê hiperativo?
O que fazer para tirar energia negativa do corpo?
Quem é mais forte Obito ou Kakashi?
Qual a probabilidade de ter uma filha?
Por que as plantas são consideradas seres?
Quantos filhos o cantor Leandro tinha antes de morrer?
Quantas calorias tem 2 fatias de pão 100 integral?