Trata-se de um líquido rico em nutrientes, sendo um fertilizante de primeira linha para as culturas. A água de arroz é rica em proteínas, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro, zinco e potássio, assim como uma abundante de vitaminas, todas elas muito benéficas para o desenvolvimento das plantas.
Fertilizar as plantas com água do arroz é apenas para reaproveitar a água que seria despejada na pia, apenas lave o arroz normalmente e separe a água, não faça adubo triturando o arroz.
Recomendo só evitar a rega em excesso, principalmente no verão. Usar a água do arroz pode ajudar, inclusive, a lembrar de regar as plantas e mal não vai fazer", explica o paisagista Bruno Moreno.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
A água de arroz é fonte de compostos fenólicos (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B e minerais indispensáveis para a saúde do cérebro e do coração. Além de auxiliar no controle do colesterol, esse tipo de água ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.
33 curiosidades que você vai gostar
A água é o fator principal de nutrição nesse caso e por isso a água de arroz, apesar de eu mesma recomendar que você utilize – é melhor reaproveitar a água do que jogar fora- não nutre suficientemente sua planta, aliás passa longe disso, então, não sejam tão inocentes, isso não é um milagre.
12 alimentos que podem virar aduboBorra de café (com o filtro de papel) Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. ... Casca de ovo. Rica em cálcio. ... Cascas de batata. É rica em nutrientes diversos e ajuda nas folhagens. ... Cascas de banana. ... Restos de cenoura. ... Cascas de manga. ... Coentro. ... Restos de frutos do mar.
Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
A casca de ovo possui vários nutrientes importantes para as plantas como cálcio, magnésio e potássio. A paisagista Nô Figueiredo ensina como fazer uma farinha de casca de ovo que serve como adubo natural para sua plantinha aqui no site do É de Casa.
“Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas”, ensina. De acordo com o jardineiro, se o solo está bem drenado, as raízes se desenvolvem e penetram com mais facilidade.
A aplicação deve ser feita sempre pela manhã. De maneira que, ao acordar é preciso espalhar a água de arroz pela face com o auxílio de um algodão e à noite, antes de dormir, o processo deve ser repetido", diz Roseli Siqueira, cosmetóloga e esteticista de São Paulo.
Bata o arroz no liquidificador de 3 a 5 minutos, até virar um pó. Depois, dissolva duas colheres do pó de arroz em um copinho de leite. Misture bem até formar uma pasta. Esta quantidade é suficiente para passar no rosto e também no pescoço.
Modo de fazerColoque a água no fogo;Quando ferver, adicione os 150 gramas de arroz;Deixe que cozinhe normalmente;Depois que cozinhar, coe o líquido (não deixe a água secar);Vá bebendo a água durante o dia, sempre em temperatura ambiente.
7 pequenas atitudes para sua orquídea florir1- Trocar o substrato. Não é necessário trocar sempre o substrato, até porque ele pode durar alguns anos sendo o suficiente para a sua planta. ... 2- Adubar. ... 3- Acrescentar vitaminas. ... 4- Mudar de lugar. ... 5- Reduzir ou aumentar a rega. ... 6- “Esquecer” ... 7- Limpar.
A borra de café nas orquídeas é também uma ótima opção para limpar as folhas delas dentro de casa. Basta diluir uma parte dela em cinco partes de água, molhar um pano ou algodão e passar nas folhas, elas ficam brilhantes.
Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Receita para utilizar as borras de café como adubo liquido: coloque as borras de café em um recipiente (250 gramas para 10 litros de água), misture a solução e deixe-a repousar por 24 horas. Após esse período, coe esta mistura e utilize um pulverizador para “borrifar” as suas plantas.
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Casca de ovo como adubo para Rosas do Deserto e demais plantas.
Como transferir o sistema operacional de um HD para um SSD?
O que acontece quando o leão ruge?
Qual a finalidade da migração leucocitária?
Como as CTLs CD8+ destroem as células infectadas por vírus?
Como funciona juros compostos em ações?
O que fazer para deixar um libriano apaixonado?
Qual a importância dos jogos de tabuleiros nas aulas de educação física escolar?
O que é o Quadro Complementar do Exército?
Como atualizar uma guia de Gare de ICMS?
Como fazer certificado pelo Google Drive?
Como fazer ela se apaixonar por mim pelo WhatsApp?
Como gerar guia de custas no Eproc?
O que fazer para um relacionamento à distância dar certo?
Qual o valor do preparo para apelação TJSP?