As algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. ... Tais organismos reproduzem-se por divisão binária, no caso das espécies unicelulares; fragmentação; zoosporia, que consiste na formação de células flageladas (zoósporos) que, ao se fixarem ao substrato, formam uma nova alga; e por reprodução sexuada.
As diatomáceas são algas unicelulares, fotossintetizantes, encontradas em água doce e salgada de maneira solitária ou formando colônias. ... Acredita-se que as diatomáceas tenham surgido no planeta no período Cretáceo, onde se encontra uma grande diversidade no registro fóssil.
Bioluminescência é um processo que se origina da transformação da energia presente em moléculas orgânicas em energia luminosa, que é emitida por estruturas especializadas. ... Os organismos bioluminescentes, em sua maioria, são marinhos, como águas-vivas, algas, alguns peixes, entre outros.
A bioluminescência é produzida por componentes do fitoplâncton, principalmente dinoflagelados como a Noctiluca. Esta alga é a responsável pelos pontos de luz azul-esverdeada produzidos na areia das praias e na água, visíveis durante a noite.
As algas desempenham papeis importantes para a manutenção do planeta Terra, produzindo até 90% de todo oxigênio. Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C), já as categorias que vivem em ambiente marinho funcionam como fonte de proteínas e polissacarídeos.
As rodofíceas são algas que, além da clorofila, têm um pigmento que lhes dá a cor vermelha, chamado ficoeritrina. São algas muito abundantes nos mares tropicais; mas há espécies que vivem na água doce ou em troncos de árvores, nas florestas úmidas.
As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são os principais produtores do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, as algas são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta.
As algas se reproduzem de tal forma na superfície da água que podem impedir a passagem de luz para as camadas mais profundas. Dessa forma, as algas que ali existem não podem fazer fotossíntese, e grande quantidade delas acaba morrendo, apodrecendo, acumulando no fundo e liberando substâncias tóxicas.
Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. A proliferação excessiva de algas vermelhas pirrófitas - também chamadas de dinoflagelados - provoca o fenômeno chamado maré vermelha, que ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar.
Além disso, as algas são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, sobretudo das algas unicelulares marinhas.
O que são materiais aglomerados?
O que é melhor para emagrecer correr ou caminhar?
O que devo conhecer na Holanda?
O que a leitura nos proporciona?
Como limpar japamala olho de tigre?
O que o tribunal de contas faz?
Quanto tempo demora para consertar um carro batido?
Quais são as normas da ABNT 2021?
Quais são os tipos de resistores que existem no mercado?
Quanto tempo deve durar a soneca da tarde do bebê?
O que são instaladores de drivers?
Onde fica o giro frontal superior?
Como fazer a depreciação de um bem?