A grande maioria das orquídeas são epífitas, ou seja, vivem presas nos troncos das arvores aproveitando suas sombras. A folha amarelada denúncia que esta planta está recebendo muito sol. Os orquidários são ambientes construídos com telas de filtragem e umidade controlada.
Em regiões de clima temperado, onde a relva é predominante, ou em regiões de secas como as áreas de savana e os campos rupestres, as orquídeas são basicamente plantas terrestres, com raízes subterrâneas bem desenvolvidas, às vezes com a formação de tubérculos equipando-as para resistirem ao frio e à neve, ou à seca ...
“No geral, ela precisa de sol, pelo menos uns 20 minutos. Se passar mais do que isso, ela pode queimar. Há raras exceções porque tem plantas que gostam de sol pleno.”, recomenda.
Em sua maioria aéreas, as raízes das orquídeas não apresentam raízes primárias, ou seja, raízes centrais de onde brotam outras raízes secundárias, como árvores. As orquídeas apresentam apenas as raízes secundárias, as quais brotam diretamente do caule e, ocasionalmente, de outras raízes.
Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo.
20 curiosidades que você vai gostar
- Mantê-las em local ventilado e bem iluminado; - Regar uma vez por semana, mergulhando o vaso em um balde com água e deixar escorrer todo excesso; - Uma vez por mês, colocar na terra uma colher de café de adubo orgânico (mistura de 50% de torta de mamona e 50% de farinha de osso).
As orquídeas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses. Pela beleza, variedade de cores e facilidade de cultivo, pode ser uma excelente ideia optar por orquídeas para presentear amigos e entes queridos. A seguir, saiba mais sobre as orquídeas.
Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.
Não corte essas raízes! Quando elas estão brancas, elas são essenciais à planta. A raiz parece morta. ... Se você cortar raízes saudáveis, você pode tanto fazer com que a planta sofra para absorver água quanto deixa-la pegar uma infecção causada por algum fungo ou bactéria.
Você pode apostar no método de obtenção de mudas de orquídeas a partir do caule. Aqui, o processo é bem mais simples que o anterior, mas para isso é preciso que o caule já esteja com uma raiz brotando. Corte esse caule com a raiz e coloque-o em um vaso preparado com substrato próprio para orquídea.
As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!
Tenha cuidado com a exposição directa à luz solar. A exposição directa à luz solar pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. ... Evite regar as suas orquídeas no momento mais quente do dia. ... Escolha um substrato apropriado para orquídeas. ... “Limpe” as suas orquídeas sempre que necessário.
Algo que facilita a identificação é o modo que as flores se distribuem, é uma inflorescência (uma haste com muitas flores) e as folhas são compridas e volumosas. A flor tem uma característica curiosa, o labelo é muito maior que as sépalas e as pétalas. Essa espécie é conhecida como Olho de Boneca.
Nas áreas tropicais o crescimento contínuo é mais comum, porém existem espécies de crescimento sazonal. Em áreas sujeitas a secas ou frio intenso o crescimento costuma ser sazonal. As orquídeas monopodiais costumam crescer de maneira contínua.
AS ORQUÍDEAS
Ela gosta de climas quentes e úmidos e, por isso, é facilmente encontrada em países tropicais, como o Brasil. Com as suas cores variadas, as orquídeas atraem muitos pássaros e insetos. Eles são responsáveis por recolher o pólen e levar até outras orquídeas, fazendo nascer novas flores.
Retire a orquídea do vaso, tomando cuidado especial com as raízes; Se a sua planta conta com hastes de flores (laterais) e se encontra apodrecida ou afogada, o mais provável é que ela já não tenha nenhuma flor, ainda que pode ser que ela esteja começando a formar novas.
As orquídeas produzem brotos maravilhosos, mas é preciso podá-las quando elas começam a cair. Não é difícil aparar as hastes e as raízes mortas, e isso ajudará a fortalecer bastante a saúde de suas orquídeas. Você também pode podá-las para estimular a floração.
O verdadeiro motivo: A explicação científica para o apodrecimento das raízes das orquídeas Phalaenopsis está na formação de suas células, que é muito diferente da maioria das plantas comuns, que apenas contêm raízes com “canudinhos” que simplesmente sugam a umidade da terra.
Como as orquídeas vanda dispensam o uso de vasos, o espaço para cultivo não é problema. Você pode exibi-las suspensa no teto da sala, em um pergolado ou embaixo de uma árvore no jardim.
Mas como saber em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.
Orquídeas florescem o ano inteiro e podem ser cultivadas em ambientes internos, trazendo cor e um toque de delicadeza ao décor.
Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.
Quais são os 7 estilos universais?
Para que serve o banho de agarradinho?
Quanto ganha um coordenador da Magazine Luiza?
Como pode ser classificada a cirurgia?
Qual a diferença entre instrutor e educador?
O que faz um departamento pessoal?
Pode levar comida para fazer a prova do PAS?
Quais as desvantagens da tabela SAC?
Precisa reconhecer firma em testamento particular?
Como tirar a carteira de trabalho digital pela primeira vez?
Que habilidades podem ser desenvolvidas por meio do brincar?
O que combinar com um vestido azul?
Qual é a classe gramatical da palavra não?
Qual a posição correta para deitar quando está com pressa alta?
Qual a meia vida do bupropiona?