As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.
Muitos vivem preocupados com a radiação que os telefones celulares emitem e a possibilidade de pegar câncer cerebral.
...
7 objetos que usamos todos os dias e emitem radiação1 - Exames médicos de imagem.2 - Redes Wi-Fi. ... 3 - Telefones sem-fio. ... 4 - Televisão. ... Lâmpadas fluorescentes. ... 6 - Microondas. ... 7 - Cigarro. ...
A radiação pode ser tanto um fenômeno natural, como também artificial. ... Desde o solo e seus gases subterrâneos até a radiação cósmica do Sol e do espaço sideral. Assim como os procedimentos médicos, os televisores, os telefones celulares e os fornos de microondas, todos eles emitem algum tipo de radiação.
Podemos citar algumas, como as torres de microondas próximas de residências, os aparelhos celulares, as redes wireless, wi-fi, Bluetooth que mesmo com radiações baixas são de emissão contínua e podem causar algum tipo de conseqüência.
Mas afinal, de onde vem a radiação? A radiação e os materiais radioativos existem no espaço sideral desde a origem do universo e permanecem aqui até hoje. Ela é uma propagação de energia, na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas. No vácuo, sua velocidade de propagação é de 300.000 km/s.
15 curiosidades que você vai gostar
A lista de espécies que o pesquisador estuda é longa: felosas, toutinegras e andorinhas; insetos, incluindo abelhas mamangava e borboletas; aranhas e morcegos; pequenos roedores.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Falar ao celular, preparar um pacote de pipoca no micro-ondas e caminhar pelo campus. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. ... Já deu pra perceber que muitas dessas ondas estão presentes em nosso cotidiano.
A presença da radiação no cotidiano é algo muito comum. Faz-se presente em diversos aparelhos, como o microondas, e na natureza, como nos raios solares. ... A simples exposição ao sol é um tipo de radiação e a região do Campo das Vertentes propicia verões com muita insolação, o que pode ser perigoso.
Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.
Banana, castanha do pará, cenoura, batata inglesa, carne, feijão e cerveja são alguns exemplos de alimentos que carregam, de forma natural, elementos radioativos. Não há como fugir, mas também não precisa se preocupar.
Xiaomi está no topo da lista de smartphones que mais emitem radiação. ... Para a pesquisa, o site Statista informa que foram avaliados os produtos da Apple, BlackBerry, Fairphone, Goog, Honor, HTC, Huawei, LG, Motorola, Nokia, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi e ZTE.
Embora celulares emitam radiação, as ondas de rádio, de TV e de fornos micro-ondas também são consideradas formas de radiação. ... O único efeito biológico consistentemente reconhecido da radiação de radiofrequência em humanos é o aquecimento".
Controle remoto
Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.
Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas. Olhos, tireoide, medula óssea e sistema reprodutor são as partes mais sensíveis.
Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.
Serpentes-píton, jiboias e jararacas veem o mundo da mesma forma que nós, com um detalhezinho a mais: também “enxergam” em infravermelho. Graças ao mecanismo, conseguem rastrear presas a até um metro de distância pelo calor de seus corpos. Elas utilizam um órgão simples, a fosseta loreal, localizada próximo às narinas.
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano. Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.
Os Raios Gama correspondem à energia excedente emitida por um núcleo instável, após a emissão de partículas alfa ou beta. Os átomos do material atravessado por essa radiação (não esqueça que radiação é energia!) emitem elétrons; assim, ocorre a ionização desse material.
O Xiaomi Mi A1 é o campeão da lista, com 1.75 W/kg, bem perto do limite tolerável. Entre os fabricantes mais populares, o iPhone 11 Pro tem um SAR de 0.99 W/kg, enquanto que o Samsung Galaxy Note 10 conta com um SAR de 0.21 W/kg (ambos com o telefone na orelha).
Segundo especialistas do governo alemão, o celular Xiaomi é o smartphone que mais emite radiação. ... Mesmo sem a certeza do efeito causado pela radiação emitida pelos celular, algumas agências regulatórias pelo mundo catalogam essa informação.
E é este potássio o principal responsável pela pequena dose de radioatividade que existe em uma banana. Para 100gramas de banana teremos em torno de 358mg de potássio. E desta quantidade, apenas uma fração será de 40K, o potássio radioativo.
O que posso fazer para melhorar minha vida espiritual?
Como rodar Clipper em 64 bits?
Como perdoar uma pessoa que não te pediu perdão?
Como rotacionar girar um vídeo ao vivo publicado no Facebook?
Qual é o conceito de transversalidade?
O que fazer para ser mais ousada?
Como reaproveitar o rolo de pintura?
É possível reprovar na banca de TCC?
O que pode cancelar uma licitação?
O que acontece se vc for atingido por um raio?
Como saber se estou com hérnia abdominal?
Como rotacionar o desenho no Lumion?
Até quando vale a Medida Provisória 936?
Como definir a estrutura de um projeto?
Como fica o estado civil de uma pessoa viúva?