Como surgiu o Sistema de Numeração Decimal
Aproximadamente no século VI, os hindus criaram um sistema de 10 símbolos com a invenção do 0. Mas, foram os indianos que incluíram esse símbolo no sistema matemático, no final do século VI. ... Por isso, também podem ser chamados de sistema indo-arábico de numeração.
Surgiu na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Já os primeiros exemplos preservados de nossos atuais símbolos numéricos são encontrados em algumas colunas de pedra que foram erigidas na índia, por volta do ano 250 a.C., pelo rei Asóka.
Os indianos criaram um sistema decimal e posicional. Isto porque ele é formado por dez símbolos, com os quais se escreve qualquer número, e porque a ordem do símbolo na representação do número influencia no seu valor.
Os algarismos indo-arábicos surgiram no Noroeste da Índia em região geograficamente próxima a Pérsia, que na época fora invadida pelos muçulmanos. A data em que se originaram os algarismos ainda é incerta pelos historiadores, porém, pressupõe que o sistema tenha surgido em torno de 300 A.C. em território indiano.
O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.
35 curiosidades que você vai gostar
nosso sistema é chamado de indo arábico.
O sistema de numeração decimal, também chamado de sistema de numeração decimal posicional, é um conjunto de regras que são utilizadas para representar os números, sendo contabilizados com base 10.
Segundo historiadores, o principal legado do grande matemático italiano Leonardo Pisano, mais conhecido como Fibonacci, foi ajudar a Europa a abandonar o antigo sistema de algarismos romanos e adotar os numerais indo-arábicos.
Em 1202, o matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Leonardo Fibonacci, publicou Liber Abaci, onde mostrava a importância e as vantagens do sistema de numeração indiano, que agora seria conhecido como indo-arábico.
Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.
O sistema de numeração utilizado atualmente, na maioria de nossas culturas contemporâneas, é denominado sistema indo-arábico.
O sistema indo-árabe, os seus símbolos e regras foram criados pelos hindus e aperfeiçoado e divulgado pelos Árabes. Este é também denominado por sistema de numeração decimal ou de base 10.
O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.
Os dez símbolos do sistema de numeração decimal
Os algarismos utilizados são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Os algarismos são ordenados de diferentes maneiras, formam números de qualquer classe e ordem e, dependendo da posição que ocupam, podem representar valores distintos.
O sistema numérico hindu-arábico ou indo-árabe (também chamado de sistema numérico árabe ou sistema numeral hindu) é um sistema numeral decimal posicional, sendo o mais popular sistema para a representação simbólica de números no mundo.
O motivo é que o sistema hindu era tão fácil de entender que foi se espalhando pelo mundo inteiro passando de geração, por geração.
Resposta: Porque permite maior habilidade para a realização de registro e na rápida resolução das operações.
Resposta: algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.
Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Atualmente o sistema de numeração indo-arábico tem se mostrado eficiente e prático sendo adotado por grande parte dos países, inclusive pelo Brasil.
O sistema de numeração decimal é de base 10, ou seja utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números. Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor. É o sistema de numeração que nós usamos.
Utilizamos o sistema decimal e ele tem esse nome pelo fato de que temos dez algarismos para poder com a combinação deles formar os números , estes algarismos são " 0, 1, 2, 3, 4 , 5, 6, 7, 8, 9" .
O que é gestão voltada para resultados?
Quem tem diabetes pode comer cebola?
Qual o benefício de fazer caminhada todos os dias?
O que é solvente na construção civil?
Quem é o pai de Ariclenes em Ti Ti Ti?
O que é marketing pessoal na prática?
Quem compõe o governo estadual?
Quais são as graças dos 4 arcanjos?
O que gasta mais gás forno ou fogão?
Qual o papel da educação popular em saúde?
Qual a qualidade altíssima do Spotify?
Quem é o mais forte do clã Hyuuga atualmente?
Porque Dom Pedro primeiro foi expulso do Brasil?
O que são comentários na linguagem C?
Por que 20 de maio é Dia do pedagogo?