Resumo: O Sistema Nervoso Autônomo, através das vias simpáticas e parassimpáticas, controlam o sistema cardiovascular agindo com a liberação de neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir a freqüência cardíaca.
O sistema nervoso autonômico influencia tônica e reflexamente o sistema cardiovascular, uma vez que, tanto a noradrenalina como a acetilcolina liberadas no coração, modificam o débito cardíaco por alterar a força de contração das fibras miocárdicas e a freqüência cardíaca.
Isso ocorre porque o ritmo cardíaco é controlado pelo sistema nervoso, mais especificamente, pelo sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) e parassimpático (SNAP).
O sistema nervoso autónomo assegura o funcionamento de inúmeros processos necessários à homeostasia, como o controlo da frequência cardíaca, frequência respiratória, secreção de enzimas digestivas, peristalse intestinal, tónus vascular, entre muitos outros.
A frequência cardíaca máxima descreve a frequência cardíaca mais alta possível que uma pessoa pode atingir sob esforço físico. Quando você atinge sua frequência cardíaca máxima em seu treino, isso significa que seu coração está trabalhando em sua capacidade máxima.
A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um marcador cientificamente validado para aferir o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático, permitindo estudar a sua influência em diversas patologias. O sistema nervoso autónomo assegura o funcionamento de inúmeros processos necessários à homeostasia, ...
Quando sua frequência cardíaca em repouso diminui como resultado do treino a longo prazo, é seguro assumir que seu condicionamento aeróbico melhorou. A coisa mais importante sobre a frequência cardíaca em repouso é monitorar como a sua própria FC em repouso se desenvolve.
Como se deve iniciar um texto?
Quais são os processos de termogênese?
O que significa a palavra queixamos?
Quais são os símbolos utilizados no heredograma?
Quais cores misturadas formam o marrom?
Como posso cortar uma imagem no Word?
O que é avaliação quantitativa em segurança do trabalho?
O que são competencias distintivas?