O conceito de plantio direto nos EUA foi introduzido nos anos 60, sendo que no Brasil o Sistema Plantio Direto (SPD) surgiu na década de 70, no Rio Grande do Sul e no Paraná, principalmente nas regiões de Castro e Ponta Grossa.
Foi um agricultor catarinense, Herbert Bartz, que implantou, na década de 70 o Sistema de Plantio Direto no País. O agricultor aplicou na sua propriedade em Rolândia, no norte do Paraná, a técnica aprendida nos Estados Unidos. O objetivo era amenizar os efeitos da erosão causada pelo grande volume de chuvas na região.
“Com plantio direto, podemos dizer que o Brasil tem hoje em torno de 35 milhões de hectares, mas no sistema, é um número bem menor. Atrevo-me a dizer que é cerca de um terço dessa área, ou 12 a 15 milhões de hectares”, cita Ma.
A ideia do plantio direto começou na década de 1940 com Edward H. Faulkner, autor de Ploughman s Folly, mas não foi até o desenvolvimento de vários produtos químicos após a Segunda Guerra Mundial que vários pesquisadores e agricultores começaram a experimentar a idéia .
Sistema Plantio Direto no Brasil
Em 1971, o produtor Herbert Arnold Bartz, de Rolândia/PR, começou a buscar uma alternativa ao sistema convencional de preparo do solo, que causava tanta erosão principalmente após as chuvas fortes da região.
29 curiosidades que você vai gostar
O conceito de plantio direto nos EUA foi introduzido nos anos 60, sendo que no Brasil o Sistema Plantio Direto (SPD) surgiu na década de 70, no Rio Grande do Sul e no Paraná, principalmente nas regiões de Castro e Ponta Grossa.
E para isso, o mesmo estudo apontou a necessidade de 12 anos de manejo no sistema de plantio direto. Áreas sem palhada ou cobertura vegetal, auxiliam a lixiviação dos nutrientes e perdas nas camadas mais profundas.
O plantio é normalmente feito no início da estação chuvosa, quando a umidade e a temperatura tornam-se elementos essenciais para a brotação e enraizamento. É importante conectar a época de plantio com a disponibilidade de manivas, sejam elas recém-colhidas, o que é melhor, ou armazenadas.
O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
As primeiras experiências com plantio direto de hortaliças no Brasil, de forma mais sistematizada, foram em cebola, no estado de Santa Catarina, ainda na década de 80. Hoje, há diversas iniciativas Brasil afora.
A metodologia consiste em avaliar o estágio da propriedade em relação aos três pilares fundamentais do plantio direto, que são: cobertura permanente do solo durante todo o ano; nunca arar ou gradear o solo; e utilizar rotação de culturas.
O Sistema de Plantio direto (SPD) já é muito adotado no Brasil. Segundo a Febrapdp, cerca de 35 milhões de hectares estão sobre o SPD, o que corresponde a 90% das áreas ocupadas com lavouras de grãos no país. É um desafio manter a palhada e seguir à risca as técnicas desse sistema.
O sistema indireto, também conhecido como sistema convencional, se baseia nas técnicas comumente conhecidas. O preparo do solo é composto pela retirada da vegetação nativa ou dos restos do plantio anterior. Na sequência, vem a aração e a gradagem. Neste sistema também é feita a aplicação de agroquímicos.
Alysson Paolinelli: a história do homem que revolucionou a agricultura brasileira.
O SPD consiste num conjunto de práticas agrícolas baseado em três princípios fundamentais: ausência de revolvimento do solo, cobertura do solo e rotação de culturas.
Por definição, plantation é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo.
Redução do uso inseticidas e fungicidas; Aumento da produtividade das lavouras, devido a eficiência no uso de fertilizantes; Maior disponibilidade de água no solo, pela maior infiltração da água das chuvas; Redução da erosão, benefício concedido pelo depósito da palhada.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
As principais vantagens do plantio direto são a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, maior possibilidade de semeadura na época certa, menos risco na seca (devido à retenção de umidade no solo), melhor resposta da cultura às chuvas, após um período de seca e ...
O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.
Como Começar Um Plantio de Soja1- Prepare o Solo Para o Plantio de Soja. ... 2- Enriqueça a Terra Com Adubos Para o Plantio de Soja. ... 3- Faça a Semeadura dos Grãos de Soja. ... 4- Promova a Manutenção do Plantio de Soja. ... 5- Irrigue a Plantação de Soja. ... 6- Faça a Colheita do Plantio de Soja.
Dentre as diversas técnicas que já comentamos aqui, o plantio direto tem sido a mais utilizada, e por esse motivo, se espalhou por mais de 30 milhões de hectares por todo o Brasil. Muitas práticas que são utilizadas na agricultura tem um papel fundamental na sustentabilidade agrícola que muitas pessoas desconhecem.
São elas: Plantio Convencional: caracterizado pelo uso de métodos como aração e gradagem entre um cultivo e outro. Cultivo Mínimo: sistema que se encontra entre o plantio direto e o convencional. Neste método, o uso de máquinas agrícolas sobre o solo é mínimo com a finalidade de menor revolvimento e compactação.
Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.
O plantio em curvas de nível, conhecido também como plantio em contorno, é a produção organizada usando linhas que têm diferentes altitudes de acordo com o terreno. Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo.
O que é soneto qual o tipo de sílabas poéticas qual é o esquema de rimas das estrofes?
Quais são os atos discricionários?
Como parar corretamente na placa de pare?
Como se dá o fim da personalidade?
Como parar de sofrer por quem não me quer?
Quais são os sentimentos emocionais mais difíceis na fase da adolescência?
O que significa subjetividade narcísica?
Como tirar vazamento da caixa de descarga?
Quem elabora o planejamento escolar?
Como ocorre a alfabetização do aluno surdo?
O que não podemos fazer com a água?
Como acabar com o suor nas axilas de forma natural?
Como parar de ser timido com a namorada?
Como limpar cadeira de tecido Dxracer?
É normal o dente ficar sangrar depois de extrair?
Como desativar a sincronização de pastas do Outlook 2016?