O mancala teria surgido na África, entre os egípcios, há cerca de 2.000 a.C., mas há relatos que falam em uma origem ainda mais remota, há 7.000 anos. A palavra "mancala" tem origem no árabe e significa "mover".
Para tanto as dozes casas do tabuleiro são consideradas como se formassem um círculo, que deve ser percorrido sempre no sentido anti-horário.
África Negra termo Mancala pode ter nascido também em “algures na África Negra, o continente onde estes jogos são mais populares e cuja diversidade de regras e tabuleiros é maior do que em qualquer outra região do globo” (SILVA; NETO; SANTOS, 2008, p.
Além do valor histórico, o Mancala oferece forte potencial de aprendizado, uma vez que é um jogo que exige muita agilidade de pensamento para fazer boas jogadas. Pode-se dizer que algumas variantes do jogo Mancala são mais complexas do que o xadrez, uma vez que a configuração do tabuleiro é atualizada a cada jogada.
Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá.
O tabuleiro representava a classe social de quem estava jogando. A palavra “Mancala” tem origem na palavra árabe “nagaal” que significa “mover”.
O jogo considerado mais antigo do mundo é o Mancala, com mais de 7.000 anos de existência e considerado por muitos com o pai dos jogos.
Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao.
Como transformar rar em pasta?
Como identificar uma pessoa com TEI?
Qual tipo de onda O osciloscópio mede?
Qual a melhor escola de Gastronomia?
Quem tem empréstimo consignado pode mudar de banco?
Que história é essa da jaqueta do rico?
O que é ser diferente na psicologia?
Qual é a origem da culinária baiana?